Programa de Mobilidade Internacional Faperj/França de 2022

Esse edital é resultado de um acordo de intenções assinado entre a Faperj e a Embaixada da França.

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), juntamente com a Embaixada da França no Brasil, lançou o “Programa de Mobilidade Internacional Faperj-França – 2022”, para apoiar a chegada de pesquisadores franceses a instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Esse edital é resultado de um acordo de intenções assinado entre a Faperj e a Embaixada da França em cerimônia realizada no consulado francês em outubro de 2019.

Este ano, o programa é voltado apenas para a mobilidade de cátedras francesas e destina-se a apoiar até 11 pesquisadores que desejem realizar parte de suas pesquisas em instituições do Rio de Janeiro por um período de 30 a 90 dias, seguindo as mesmas regras do programa Pesquisador Visitante da Faperj.

O fomento será cofinanciado pela Faperj e a Embaixada da França, e os contemplados terão direito a uma bolsa mensal, passagem aérea de ida e volta e seguro viagem. 

O edital contempla o período entre 1º de junho de 2022 a 31 de janeiro de 2023.

O presidente da Faperj, Jerson Lima, comemora o retorno dos editais de colaboração internacional:

“Como parte da missão da Faperj, os esforços para a internacionalização de nossas atividades devem continuar. A cooperação entre as comunidades científicas do Estado do Rio de Janeiro e da França já é muito expressiva e deve ser fortalecida. É extremamente necessário que possamos fornecer meios para que essa sinergia permaneça ativa e continue gerando muitos resultados.”

“Para a Embaixada da França retomar nossas mobilidades é uma prioridade. Pesquisadores franceses e fluminenses têm muitos temas de pesquisa para explorar juntos e estamos felizes em colaborar com a Faperj para favorecer essas trocas.”

Comentários estão fechados.