PIS/PASEP



Alguns dias de folga são ótimas oportunidades para descansar o corpo e a mente das atividades cotidianas. Os feriados são perfeitos para isso, garantindo mais tempo livre para conhecer novos lugares ou visitar os destinos preferidos.

Além dos feriados municipais e estaduais que variam de acordo com cada região do país, os brasileiros também podem aproveitar os feriados nacionais, válidos em todo o país. Como de costume, as datas agitam os principais pontos turísticos do Brasil, e, consequentemente, estradas, terminais rodoviários e aeroportos.

Confira as datas dos feriados nacionais oficiais e dos pontos facultativos do ano de 2016. Aproveite para se antecipar e programar suas viagens.

Carnaval: apesar de ser considerado um dos feriados mais festivos do País, atraindo turistas de todo o mundo, as comemorações de Carnaval são, de fato, pontos facultativos. Isso significa que, de acordo com o art. 2º da CLT, os empregadores não têm a obrigação de dispensar seus funcionários, dando às empresas a liberdade de optar ou não pela folga remunerada de seus colaboradores. Em 2016, os pontos facultativos de carnaval são: 08 (segunda-feira), 09 (terça-feira) e 10 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas, ponto facultativo na parte da manhã).

Paixão de Cristo e Páscoa: feriados nacionais e religiosos, muito importantes para a tradição cristã. O primeiro marca o dia da crucificação e morte de Jesus, e faz parte das cerimônias da Páscoa. Em 2016, ocorrerá em 25 de março, sexta-feira. Já a Páscoa em si celebra o renascimento de Cristo, e ocorre no domingo subsequente, 27 de março.

Tiradentes: o feriado nacional é uma homenagem ao mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Considerado um herói nacional, ele foi o mártir da Inconfidência Mineira, que lutou para libertar o país do domínio da Coroa Portuguesa. Tiradentes foi executado pelas autoridades portuguesas no Brasil em 21 de abril de 1792. Em 2016, o feriado de 21 de abril ocorre em uma quinta-feira.

Dia Mundial do Trabalho: a data é celebrada conjuntamente em muitos países do mundo, homenageando a luta da classe trabalhadora em busca de melhorias em suas condições. Em 1º maio de 1886, uma greve geral nos Estados Unidos foi marcada por conflitos entre trabalhadores e autoridades, levando à morte alguns manifestantes. A data é uma homenagem aos que deram suas vidas em troca de mais melhorias para a classe operária. Neste ano, o dia 1º de maio cai em um domingo.

Corpus Christi: Ponto facultativo em todo o país, a data religiosa celebra a consagração do Corpo de Cristo, Neste ano, o Corpus Christi será celebrado em 26 de maio, quinta-feira.

Independência do Brasil: foi no dia 7 de setembro de 1822, ao dar seu grito de Independência às margens do Rio Ipiranga, que o príncipe regente Dom Pedro I  emancipou o Brasil, declarando sua independência perante Portugal. Neste ano, o feriado nacional de 7 de setembro será celebrado em uma quarta feira.

Nossa Senhora Aparecida: feriado nacional religioso que celebra a aparição da imagem de Nossa Senhora a pescadores pobres do Rio Paraíba do Sul, no interior paulista. A santa é oficialmente reconhecida pelos católicos como a padroeira do Brasil. A celebração é em 12 de outubro, que em 2016 ocorre em uma quarta-feira.

Finados: feriado nacional, que ocorre em 2 de novembro, a fim de homenagear e honrar os entes queridos já falecidos. Em 2016, o Dia de Finados acontecerá em uma quarta-feira.

Proclamação da República: feriado nacional que marca a data em que o Brasil rompeu  com o sistema monárquico, destronando o Imperador Dom Pedro II e tornando-se uma república federativa, regida por presidentes eleitos. Neste ano, o feriado de 15 de novembro é celebrado em uma terça-feira.

Natal: o feriado nacional de 25 de dezembro também é uma das festas mais comemoradas em todo o mundo. A data marca o nascimento de Jesus de Cristo, e em 2016 acontecerá em um domingo.

Dicas para úteis para os viajantes:

– Passagens aéreas compradas com antecedência costumam ser mais baratas. Tente encontrar seu voo com pelo menos um mês e meio de antecedência.Também vale a pena ficar atento às promoções das principais companhias aéreas.

– Caso pretenda viajar para um ponto turístico famoso, reserve hotéis ou pousadas o mais rápido possível. Assim, o viajante evita risco de ficar sem opções, graças as tradicionais superlotações da época, ou mesmo ser forçado a aceitar as ofertas mais caras da região.

– Se for pegar a estrada com seu próprio veículo, não se esqueça de fazer uma revisão completa para evitar transtornos e incidentes na estrada. Verifique se seu seguro está em dia e leia atentamente a apólice antes de viajar. (Com D24horas)



Comente

Comentários