Proprietário de imóvel: Saiba qual a importância de se ter uma boa contabilidade imobiliária

0

Uma contabilidade imobiliária bem administrada é vital para qualquer proprietário de imóvel.

Afinal de contas, trabalhar no mercado imobiliário significa lidar regularmente com grandes somas de dinheiro.

Isso é verdade se você dirige uma imobiliária que emprega vendedores comissionados, se precisa gerenciar imóveis comerciais ou residenciais para clientes ou se tem o dever de lidar com as contas de condomínios.

Mas não é só isso! Se você dirige uma empresa de construção, também precisará gerenciar um fundo de investimento para trabalhar com valores de vendas residenciais, e serviços de venda e financiamento.

Em todas essas funções, uma contabilidade imobiliária bem administrada pode fazer toda a diferença.

Os erros podem custar-lhe (ou aos seus clientes) muito dinheiro. Uma das melhores opções, neste caso, é contar sempre com a ajuda de profissionais do ramo, que possuam um bom software de gerenciamento de imóveis.

E isso vale não apenas para imóveis grandes, como também para os pequenos, como uma kitnet em São Paulo – o tamanho não importa: aprenda como você pode economizar tempo e garantir que os dados de seus clientes estejam atualizados e recebimentos em dia. Acompanhe nossas dicas de contabilidade imobiliária neste post!

Entendendo os problemas

O setor imobiliário constitui uma parte importante da economia nacional e global. Os regulamentos contábeis são projetados para aproveitar ao máximo a contribuição imobiliária para o Imposto de Renda, além de encorajar a criação e distribuição de riqueza por meio de investimentos.

As leis em vigor nem sempre alcançam esses objetivos – mas são as regras que você deve seguir.

Em particular, possuímos regras rígidas sobre: transferência de propriedade e identificação, lavagem de dinheiro, avaliação de imóveis comerciais e residenciais, compensação de despesas para impostos sobre terras, propriedade e herança, gestão e contabilidade de fundos de clientes.

Com todas essas diretrizes, é sensato procurar ajuda se você for novo na contabilidade imobiliária. Por isso, antes mesmo de iniciar seu novo negócio no ramo imobiliário, converse com um contador.

Importância de ter um bom contador

Se possível, tente encontrar uma empresa de contabilidade especializada em contabilidade imobiliária e para gerenciar seu aluguel em São Paulo, ou qualquer outra cidade do país. Lembre-se de que existem muitas regras e ter em conta e um contador irá ajudá-lo a segui-las.

Ele também será capaz de estruturar sua empresa da maneira mais eficiente em termos de impostos, fornecer orientações sobre como evitar despesas desnecessárias, usar um software de contabilidade online para compartilhar atualizações, relatórios e previsões com você.

Resumindo, o contador certo economizará mais dinheiro do que custou. Portanto, contrate um contador antes de começar a negociar seu imóvel para compra ou venda! 

Estime o valor do seu imóvel

Em outros tipos de negócios, um estoque “parado” tem um valor claro e específico. Mas, no mercado imobiliário, as transações são menos frequentes.

Uma casa ou prédio de escritórios pode permanecer nas mesmas mãos por anos ou mesmo décadas, então pode ser difícil descobrir qual é o seu valor atualizado. Afinal de contas, a maioria das avaliações imobiliárias é baseada em estimativas. Até que uma transação ocorra, o valor real é desconhecido.

Portanto, as estimativas de valor fazem parte da venda ou administração de imóveis para clientes. Geralmente, baseiam-se nas vendas recentes de imóveis semelhantes na mesma área.

A avaliação precisa dos ativos é essencial para fins contábeis. Impostos e outras cobranças geralmente são baseados no valor dele. Se você avaliar incorretamente os imóveis que administra ou vende, pode ser que acabe tendo que pagar imposto indevido.

Portanto, siga os regulamentos de avaliação com cuidado e mantenha registros precisos em seu software de contabilidade. Sempre com anuência e acompanhamento de seu contador de confiança!

Você precisa pagar comissão para a sua equipe de vendas?

Se você é pessoa jurídica, ter um contador é imprescindível. As imobiliárias costumam contratar funcionários com base na comissão ou em uma porcentagem da receita de aluguel que administram. Alguns usam uma combinação de salário fixo mais comissão.

Para esse tipo de acordo em particular, faz sentido oferecer uma boa comissão aos vendedores pelas vendas concluídas.

Este é um grande incentivo para eles trabalharem duro. No entanto, as comissões podem dificultar a folha de pagamento, uma vez que os pagamentos de sua equipe irão flutuar. Você pode tornar isso mais simples usando um software de contabilidade com recursos integrados de folha de pagamento.

As transações concluídas podem ser atribuídas a determinados membros da equipe, com a comissão calculada automaticamente.

Lembre-se de que as comissões estão sujeitas ao imposto de renda. É importante manter o controle dos números para reter a quantia certa de imposto.

Trabalhe de qualquer lugar com software baseado em nuvem

Se sua equipe trabalha remotamente ou conclui tarefas enquanto está trabalhando, considere o uso de software de gerenciamento de propriedade online para seu negócio imobiliário.

Isso significa que seus funcionários podem trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo – o que é uma vantagem real no setor imobiliário.

Certifique-se de que sua empresa usa aplicativos de software que se integram ao software de gerenciamento de quaisquer tipos de propriedades. Quando seu software estiver otimizado e sincronizado, você será mais eficiente e poderá oferecer um serviço superior aos seus clientes.

Mantenha seus dados seguros e acessíveis em caso de auditoria

Os negócios imobiliários às vezes são alvo de auditoria por inspetores fiscais do Governo Federal. Este pode ser um momento estressante para sua empresa – e bastante caro se seus números não estiverem em ordem! Funcionários do governo examinarão suas contas em detalhes.

Eles estarão procurando anomalias e fazendo perguntas. Você pode ser auditado a qualquer momento pela repartição de finanças, por isso é vital que você mantenha seus registros seguros e acessíveis.

Um bom software de contabilidade o ajudará a fazer isso, com uma trilha de auditoria de cada transação.

Isso simplifica o processo de auditoria e você pode chamar imediatamente qualquer registro para inspeção.

Também faz sentido conversar com seu contador sobre seguro de auditoria. Isso pode custar um pouco mais, mas significa que você não terá que pagar uma quantia muito maior ao seu contador se for auditado.

Lembre-se: os relatórios financeiros são uma grande parte da contabilidade imobiliária. Se você administra participações de clientes ou propriedades de associações habitacionais, há muito a levar em consideração.

O mesmo é verdade se você dirige uma empresa de construção civil. Afinal de contas, é vital ser minucioso ao contabilizar suas despesas operacionais e entradas.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aquie entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Fábio Barretta é diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil.