O Prouni – Programa Universidade para Todos, abriu inscrições que vão até dia 17 de julho. Estão sendo disponibilizadas para o segundo semestre 167.780 bolsas (destas 60.551 são integrais – 100% de gratuidade para os estudantes).

O programa é mantido pelo Governo Federal e tem como intenção contemplar cidadãos interessados em cursar o ensino superior, mas não possui condições para pagar as mensalidades.

Bolsas Prouni

São oferecidas bolsas parciais, quando o aluno tem o custo mensal de somente 50% do valor total. Mas as mais procuradas são as de 100%, quando não é cobrado nada do estudante.

Quem pode concorrer a uma bolsa integral do Prouni

Para concorrer a uma bolsa integral no Prouni é preciso seguir alguns parâmetros, inclusive relacionado à comprovação de renda.

Critérios de seleção:

  • Renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa
  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano
  • Ter obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas
  • Não ter zerado na redação
  • Ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino
  • Ou ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral
  • Todas essas regras são classificatórias e cada tópico será comprovado quando você for selecionado a uma bolsa integral para o Prouni.

Fique atento: cada faculdade tem para comprovação de documentação e demais condições dos candidatos. Sendo assim se você tem intenção de ter uma bolsa de 100% de gratuidade, já vá reunindo os documentos principais para não correr o riscos de faltar nada ou perder os prazos.

Como solicitar a bolsa 100%

Para conseguir uma bolsa 100%, ou seja, integral, deverá fazer seu login a conta gov.br no site do Prouni, que geralmente é obtida quando se faz a inscrição do Enem.

Será necessário escolher duas opções de cursos, podendo ser de instituições iguais ou diferentes (não precisam ser as mesmas carreiras).

Uma outra coisa que se deve observar é à nota de corte de cada curso, que pode variar conforme o número de pessoas inscritas. Ela deve ser igual ou abaixo da sua média no Enem para ter chances reais para ter a sua vaga garantida.

No Prouni você terá a primeira e a segunda chamadas e depois uma lista de espera que será liberada para que os estudantes possam manifestar interesse. Preste bem atenção nas datas.

Bolsa integral do Prouni duas vezes ao ano

São duas vezes no ano que o Prouni abre inscrições para quem quer ingressar na faculdade. Até amanhã, 17 de julho, estão sendo abertas inscrições para as candidaturas para o processo seletivo do segundo semestre de 2020.

Enem

Lembrando que o Enem que seria realizado em 2020 foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021. Existe uma dúvida se o Prouni só poderá ser liberado após os estudantes saberem suas notas no exame do ano 2020 ou se irão aproveitar a nota de 2019.