Prova de vida do INSS já pode ser realizada

0

A prova de vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os segurados que recebem um ou mais benefícios previdenciários como, por exemplo, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-doença.

A prova de vida está em vigor desde o INSS de 2012 e tem como finalidade comprovar que o segurado está vivo para garantir continuidade no pagamento do benefício, logo, é necessário realiza-la todos os anos.

O segurado que deixa de realizar o exame com caráter obrigatório pode ter o benefício bloqueado e na pior das hipóteses até mesmo suspenso, sendo necessário realizar uma nova solicitação de benefício para ter acesso.

Prova de vida suspensa

A prova de vida, no entanto, está suspensa desde março de 2020 devido à pandemia da Covid-19, tendo em vista que a maioria dos segurados que são obrigados a prestar o exame, fazem parte do grupo de risco da doença.

No entanto, a previsão para a volta da obrigação é no dia 1º de junho, tendo em vista que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa por meio da Instrução Normativa de 15 de março até o dia 31 de maio.

No caso do INSS, o mesmo já possui um plano específico para a retomada parcial da obrigatoriedade da prova de vida, evitando assim possíveis aglomerações. Contudo, devido aos atrasos da vacinação e o grande número de contágios da doença, o mesmo pode acabar sendo suspenso por mais tempo, sendo necessário aguardar o posicionamento do instituto.

Prova de vida suspensa pode ser realizada

Os segurados que precisam comparecer ao banco em que recebem o benefício já podem realizar a prova de vida, mesmo com a obrigatoriedade suspensa. De acordo com informação do próprio INSS, mais de 6 milhões de pessoas já realizaram a comprovação este ano.

Os cidadãos que possuem biometria cadastrada podem realizar o processo em qualquer caixa eletrônico, além disso, a grande maioria dos bancos aceitam qualquer tipo de transação realizada pelo segurado como prova de vida.

Caso o segurado não possua biometria cadastrada, será necessário apenas o comparecimento na agência bancaria da instituição que recebe o benefício portando CPF e documento com foto.

No caso dos correntistas do Banco do Brasil os mesmos podem realizar a prova de vida diretamente pelo celular, sem sair de casa.

Novo calendário pode ser divulgado

Conforme informações do INSS, em alguns dias uma nova Instrução Normativa deve ser publicada com todas as orientações necessários para os segurados do INSS, referentes a prova de vida.

Um novo cronograma de retomada pode ser organizado e deve ser definido conforme o mês em que o prazo para a renovação do exame venceu.

Em caso de dúvidas o segurado poderá entrar em contato com a central telefônica do INSS 135 ou ainda pela plataforma Meu INSS.