Prova de Vida do INSS será obrigatória no mês de aniversário

A prova de vida será exigida no mês de aniversário do segurado e também foi liberado um novo calendário

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o mês de dezembro, assim, o Instituto definiu o novo calendário para 2022, que passará agora a ser no mês de aniversário do segurado.

Vale lembrar que mesmo com o exame suspenso, o segurado que comparecer na agência bancária em que recebe o benefício pode realizar a atualização cadastral.

Novo calendário

Mesmo com a definição da nova ordem de exigência da prova de vida, que será obrigatória no mês de aniversário do segurado o INSS também divulgou um novo calendário com vencimentos da prova de vida a partir de janeiro de 2022 para os segurados que estão há mais tempo sem realizar o exame.

Assim, todos os segurados que deixaram de realizar a prova de vida desde novembro do ano passado até dezembro de 2021, estarão obrigados a realizar o exame no início de 2022, na agência bancária onde é recebido o benefício, ou através de biometria facial, ou digital.

Resumidamente, os vencimentos que iriam ocorrer entre os meses de outubro a dezembro deste ano, agora vão vencer em janeiro de 2022, confira:

Quando a prova de vida venceu ou venceráData para realização do exame
Novembro/2020 a junho/2021Janeiro/2022
Julho e agosto/2021Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021Março/2022
Novembro e dezembro/2021Abril/2022

No caso dos segurados que estavam obrigados a realizar o exame até setembro de 2021, deverão atualizar os dados de modo a evitar o bloqueio no pagamento do benefício.

Comentários estão fechados.