Prova de vida do INSS será retomada em janeiro de 2022

Aposentados e pensionistas que não fizerem terão benefício suspenso

A prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS será retomada em janeiro e toda a atenção deve ser voltada para isso. A partir de 2022, o  calendário seguirá o mês de aniversário do beneficiário.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de aposentados ainda não fizeram a atualização cadastral neste ano. Se até o ano que vem a prova de vida não for feita, o beneficiário poderá perder o direito à aposentadoria.

Em caso de atraso, o INSS continuará pagando as parcelas por dois meses, mas manterá os valores bloqueados. Se o aposentado não fizer a prova de vida em seis meses, o benefício será cancelado.

O que é a prova de vida e para que serve?

A prova de vida é prevista em lei e tem o objetivo de evitar fraudes, fazendo com que, uma vez por ano, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais tenham que ir à agência bancária do benefício para atualizar a senha e provar que estão vivos.

Essa prova de vida é exigida de todos os que recebem benefícios de seguro social por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. 

Atualização cadastral

A atualização do cadastro pode ser feita nas agências do INSS, em caso de dificuldade de locomoção, nos bancos onde os beneficiários recebem as parcelas ou pelo aplicativo Meu INSS. Nesse último caso, o aposentado deve ter biometria facial cadastrada no sistema.

Aqueles que ainda não fizeram a prova de vida em 2020 e 2021 devem atualizar seus cadastros até abril de 2022. Veja os prazos a seguir:

Vencimento da prova de vida                                        Prazo para atualização

  • Novembro de 2020 a junho de 2021                       Janeiro de 2022
  • Julho e agosto de 2021                                          Fevereiro de 2022
  • Setembro e outubro de 2021                                  Março de 2022
  • Novembro e dezembro de 2021                              Abril de 2022

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.