Quais as documentações necessárias para requerer a sua aposentadoria?

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É necessário que o segurado esteja com todas as documentações necessárias em mãos, isso vai facilitar que o seu benefício seja concedido, pois, é  normal que os benefícios do INSS seja negado e o principal motivo é a falta de documentação. 

A falta de documentação pode acarretar nos seguintes resultados:

  1. Benefício negado;
  2. Você pode ter que começar tudo do zero e perder alguns meses;
  3. Seu benefício pode ter um valor menor do que você tem direito. 

Como já mencionamos acima o principal motivo para o indeferimento dos benefícios é a falta de documentação.

Na matéria de hoje vamos listar as documentações necessárias e esclarecer algumas dúvidas.

Quais são os tipos de aposentadorias mais comuns. 

  1. Aposentadoria por idade;
  2. Aposentadoria por Tempo de Contribuição; 
  3. Aposentadoria Especial; 
  4. Aposentadoria por invalidez. 

Documentações necessárias para todos os tipos de aposentadorias

Veja as documentações que você vai precisar apresentar ao INSS, veja: 

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho – se houver mais de uma, você deve levar todas;
  • PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social;
  • Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;

Documentos adicionais, se você se encaixar em alguns desses casos:

Carteira de trabalho ou CNIS incompletos 

Supondo que a sua carteira de trabalho ou CNIS estiverem incompletos, você poderá apresentar: 

  • Extratos do FGTS;
  • Holerites;
  • Outros documentos relacionados a seus salários no período, como folha de funcionários. extratos bancários, etc.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Aposentadoria Especial 

Para esta categoria é necessário ter um documento chamado PPP, (Perfil Profissiográfico Previdenciário) este documento é despachado pelo empregador ou pelo sindicato da categoria. 

O objetivo desta documentação é comprovar a insalubridade ou periculosidade da atividade exercida. 

Aposentadoria para homem

  • Certidão de reservista (aposentadoria por idade e por tempo de serviço) 

Documentos de empresas falidas 

Para conseguir as suas documentações das empresas falidas é possível ir até o Síndico da Massa Falida e Solicitar os Documentos. 

Aposentadoria por invalidez 

Para esta categoria é necessário apresentar documentações que comprovem o vínculo empregatício no momento do acidente ou início da doença e documentos que comprovem a invalidez. 

Estes documentos são: 

  • Laudos médicos;
  • Exames;
  • Atestados;
  • Declarações médicas;
  • Receituários.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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Por Laís Oliveira