Quais as importâncias de emitir nota fiscal em comércio

0

Fazer a emissão da nota fiscal de compra é muito importante, além de ser um documento necessário ele traz muitos benefícios, tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento.

Apesar de ser um tema muito importante para todos, a emissão de notas fiscais geram algumas dúvidas hoje em dia para os novos empreendedores e para as pessoas que ainda não conhecem totalmente como funciona todo o processo, e não conhece a fundamental importância desse documento.

Essa dúvida de como realmente funciona o processo da nota fiscal, é normal tanto para as empresas quanto para as pessoas comuns, nesse artigo vamos mostrar mais detalhadamente as principais funções da emissão da nota fiscal, e seus benefícios.

Nunca pense somente na venda ou na compra e se esqueça da nota fiscal, isso porque é essencial para o empresário manter a sua empresa na regularidade fiscal, além da nota ser um documento obrigatório para todas as empresas. Para saber mais sobre os equipamentos eletrônicos, ou dar uma repaginada em seus equipamentos, utilize um cupom de desconto Kabum, assim além de poder inovar com vários tipos de equipamentos, também vai ter um bom desconto com esse tipo de cupom.

Hoje me dia diante de toda a modernidade e mudança das leis, ainda existem empresas que deixam de emitir a nota fiscal, sem ter a noção que a nota fiscal é um documento essencial para o prosseguimento da empresa evoluir com seu crescimento, além de ser uma relação saudável entre o comerciante e o comprador.  Além disso, ela garante os direitos do consumidor e evita a evasão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A emissão de NF-e é essencial por muito mais fatores. Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer entender um pouco mais sobre a sua importância, leia o artigo que preparamos.

O que é nota fiscal eletrônica e para o que serve

A emissão da nota fiscal é uma prática muito importante e obrigatória por parte das empresas para os consumidores, a nota fiscal tem o objetivo de fazer a regularização e o registro de todo o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor.

A emissão de nota fiscal é indispensável para manter seu empreendimento na legalidade. Com isso, a nota fiscal é a etapa final da venda e “a certidão de nascimento da compra”.

É nela que constam informações importantes como onde e quando o consumidor adquiriu o produto, além de comprovar a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca, série e valor.

Para que isso aconteça, existem diversos tipos de notas fiscais, para que cada tipo de nota seja direcionado para uma funcionalidade, existem notas específicas para serviços feitos pelo consumidor, notas de produto, notas de exportação, de entrada e saída e também de importação.

benefícios

A importância da emissão da nota fiscal eletrônica

A tributação é iniciada na nota fiscal, sendo assim a prova de que a empresa está correta com seus tributos e os pagamentos com os relativos percentuais são devidamente recolhidos pelo governo.

Também as notas fiscais são essenciais para mostrar que a empresa está sempre em dia com suas obrigações, gerando assim confiança para os fornecedores e seus clientes no negócio. A nota fiscal é um documento que é um direito do consumidor, que em caso de algum problema com o produto, como por exemplo, um defeito, o consumidor pode exigir a substituição do produto, restituição da quantia paga ou abatimento proporcional do preço, mediante a nota fiscal.

Essa obrigação de emissão de notas fiscais não se aplica para os empresários que são enquadrados como MEI (Microempreendedor individual). Para quem é MEI, emitir nota fiscal é obrigatório somente em vendas e prestações de serviços para pessoas jurídicas de qualquer porte.

Benefícios da Nota fiscal Eletrônica

A falta de informação de muitas pessoas hoje em dia faz com que muitas não sejam adeptas da nota fiscal, a nota fiscal foi criada em 2008 pelo governo, com o principal objetivo de oferecer mais segurança ao consumidor, agilidade e controle fiscal.

A inclusão dessa tecnologia em seus processos é capaz de promover diversos benefícios para você como contribuinte, comprador e para a sociedade como um todo. Para isso, listamos alguns benefícios que a emissão da NF-e pode lhe acometer.

Para o contribuinte:

Diminuição dos custos com impressão e materiais para impressão;

Diminuição de custos de envio;

Aumento do espaço de armazenagem de documentos;

Simplificação e redução de custo dos processos;

Otimização do tempo;

Aumento da segurança e sigilo de dados;

Incentivo de novas tecnologias (emissor de nota fiscal).

Para o comprador:

Extinção de preenchimento de notas fiscais na entrada de mercadorias;

Redução dos erros de preenchimento;

Criação de padrões dos contatos com as empresas;

Diminuição no consumo de papel;

Proteção da garantia de troca ou devolução do produto adquirido.

Para a sociedade:

Incentivo do comércio eletrônico;

Diminuição dos impactos ambientais;

Probabilidade de aparecimento de novos negócios relacionados à emissão de nota fiscal.

Além de a nota fiscal ser um documento muito importante, vimos acima que traz inúmeros benefícios não só para as empresa que implementam essa metodologia, mas como também para os consumidores e sociedade.