Quais as vantagens que o Simples Nacional pode oferecer?

Menos burocracia e carga tributária menor são algumas vantagens

O objetivo do Simples Nacional é justamente a simplificação da burocracia. É um regime facilitador para muitas empresas atualmente. Assim, além de simplificar o pagamento de impostos, ele oferece diversos outros benefícios. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos resumir algumas vantagens para você compreender melhor.

Motivos para aderir ao Simples

A praticidade de ter diversos tributos em uma guia única é uma das principais vantagens. Essa guia é denominada DAS ( Documento de Arrecadação do Simples Nacional)  e nela os tributos cobrados são:

  • ISS ( Imposto municipal);
  • IRPJ, CSLL, IPI, PIS e COFINS ( Impostos federais);
  • ICMS ( Imposto estadual);
  • INSS ( Previdência Social);

Além disso, a carga tributária, de forma geral, fica mais reduzida. Soma-se a isso a questão da burocracia menor (grande objetivo do governo ao criar este modelo) e unificação dos tributos. Desta forma, cria-se um grupo de benefícios bastante interessante para as empresas que se enquadram neste modelo.

Outra vantagem é o fato de que, na hora de regularizar a situação do negócio em relação a eventuais dívidas quitadas, estar no Simples Nacional transforma este processo em algo mais rápido. O parcelamento de débitos também pode ser feito a partir deste sistema.

Um diferencial também se dá no caso de empresas que têm folha de pagamento mais alta. Como no Simples Nacional não há recolhimento dos 20% de INSS sobre a folha, este formato se torna interessante para quem paga valores maiores neste aspecto.

Outra vantagem do Simples Nacional é ter acesso ao juizado especial. Essa facilidade tem como público-alvo as pessoas físicas, mas abre exceção para empresas que aderem ao Simples. A via do juizado especial é mais rápida e econômica para resolver conflitos ou outras pendências. 

Para completar, a entrada em licitações também é facilitada para empresas que estão no Simples Nacional. Ou seja, para quem pretende entrar neste meio, aderir ao sistema é uma boa oportunidade.

Conforme você pode ler, há muitas vantagens para o empreendedor adotar este regime de tributação. Caso haja dúvidas, consulte um contador ou um escritório de contabilidade que poderá melhor lhe orientar.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.