Quais cuidados devem ser tomados ao viajar durante a pandemia?

Ministério da Saúde, Anvisa e Anac têm orientações que devem ser seguidas. Conheça.

Estamos no mês de férias e é natural que a vontade de sair da rotina aflore. Passar um tempo com a família ou com os amigos e conhecer novos lugares é sempre bom para “recarregar as baterias”. Mas é possível viajar com segurança em plena pandemia da Covid-19? Saiba que as restrições mudam de cidade para cidade. Por isso é bom se informar antes.

Atenção também a algumas recomendações importantes, especialmente em aeroportos, pois são ambientes nos quais se entra em contato com um maior número de pessoas de várias partes do país.

Quer saber mais? Veja a seguir.

Quais medidas estão sendo tomadas pelos aeroportos e linhas aéreas?

Além da recomendação da Infraero de que se dirijam aos aeroportos apenas pessoas que precisam viajar de avião, existem ainda as medidas de segurança determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Confira algumas de suas orientações:

  • Disponibilização de álcool em gel, sabonete líquido e papel em toalha em todos os terminais;
  • Distanciamento social de pelo menos dois metros entre as pessoas; 
  • Divulgação de instruções de distanciamento social, higiene e proteção nas áreas de embarque e desembarque, áreas operacionais e administrativas, banheiros e estacionamentos;
  • Estímulo à realização do check-in por meio de canais digitais, como aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in;
  • Evitar o manuseio de cartões de embarque impressos;
  • Reforço na limpeza e desinfecção da área de movimentação de passageiro, pontes de embarque, ônibus, desembarque e demais áreas comuns;
  • Se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento em lojas e serviços no aeroporto;
  • Uso de máscara obrigatório por parte dos passageiros e pessoas que circulam pelas áreas públicas dos terminais, além do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos colaboradores..

Já as empresas aéreas adotaram políticas que tornam obrigatório o uso de máscaras em todas as aeronaves comerciais. Também eliminaram o serviço de bordo em voos nacionais, tornaram mais rigorosos os protocolos de desinfecção e higiene e equiparam funcionários com EPIs.

Até mesmo a organização do embarque e desembarque de passageiros passou por mudanças, acontecendo agora por filas pensadas para evitar aglomerações.

Como viajar com segurança durante a pandemia?

A melhor maneira de viajar com segurança durante a pandemia do novo coronavírus é pelo meio no qual se tem menos contato com outros passageiros. Então, pode ser uma boa pedida viajar de carro, sempre que possível.

Esse é um meio seguro, no qual o viajante fica em contato com menos pessoas, se expondo menos ao risco de entrar em contato com alguém infectado pelo vírus. No entanto, caso não possa viajar de carro, a recomendação é se atentar às recomendações dos órgãos de saúde.

Quais são as recomendações dos órgãos de saúde?

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais recomendações para viajar com segurança são adotar cuidados básicos de higiene e seguir as recomendações do local de destino.

O órgão de saúde afirma que os cuidados com a saúde devem estar na lista de prioridades de todos os viajantes para que doenças sejam evitadas.

Confira as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa para viajantes reduzirem os riscos de exposição e transmissão da doença:

  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão, principalmente antes de comer, usar transportes públicos ou visitar locais com grande fluxo de pessoas;
  • Caso não tenha acesso à água e sabão, as mãos devem ser protegidas com álcool em gel a 70%;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Evitar tocar os próprios olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam higienizadas;
  • Ao espirrar ou tossir, proteger a boca e o nariz com um lenço de papel descartável ou com o braço.

Já a ANAC (agência Nacional de Aviação Civil) determina as seguintes orientações para os viajantes:

  • Distanciamento social no aeroporto;
  • Uso de álcool em gel para higienizar as mãos;
  • Uso de máscara em toda a viagem.

Atenção! A Anac permite o transporte de até 500 ml de álcool em gel na bagagem de mão em viagens internacionais e até 100 ml em viagens nacionais.

E lembre-se! Antes de viajar higienize as mãos regularmente e também superfícies que sejam tocadas com frequência, como o volante, caso viaje de carro. Utilize máscara para usar no aeroporto, rodoviária ou ao descer do carro em locais públicos.  E se estiver com sintomas, não viaje! Essa é uma atitude responsável, especialmente considerando que a Covid-19 tem alto grau de contágio.

Devo fazer seguro saúde para viajar?

Em um momento de vulnerabilidade, como é o caso da pandemia de coronavírus, é essencial proteger a própria saúde. Por mais que pareça um gasto extra, a contratação de um seguro viagem é mais do que necessária em tempos como este.

Essa é uma recomendação tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Inclusive, a forma mais segura de evitar gastos imprevistos ao chegar ao seu destino. Afinal, nada melhor do que adquirir um bom seguro e estar protegido. Faça as malas e boa viagem!

Comentários estão fechados.