Quais estados já adotaram o uso do passaporte de vacina?

Vários estados brasileiros já adotaram o uso do comprovante de vacinação.

Muitos estados brasileiros estão adotando o uso do passaporte da vacina para controlar a entrada de alguns locais e a realização de algumas atividades, exigindo a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (físico ou digital).

Passaporte de Vacina

Para ter acesso ao passaporte da vacina, o cidadão pode realizar o download do aplicativo gratuitamente pelo seu smartphone, ou baixar o documento em PDF por meio do Site do SUS.

O usuário precisa ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser acessada pelo CPF e um e-mail no site ou diretamente no aplicativo.

Como os dados chegam ao Conecte SUS?

Segundo o Ministério da Saúde, as informações são enviadas por estados e municípios pela RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), sendo disponibilizadas em até 72 horas após o envio dos registros.

Como autenticar o certificado?

O certificado é autenticado utilizando um código com 16 dígitos ou um QRCode apresentado no documento.

O processo pode ser realizado pelo aplicativo utilizando câmeras nativas dos dispositivos ou por meio do Valida Certidão.

Este serviço é gratuito ao cidadão e permite o download em PDF para que a apresentação possa ser realizada sem internet.

Estados que já adotaram o passaporte

Os estados do Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul já estão exigindo a apresentação do passaporte de seus cidadãos.

No estado de Santa Catarina, o passaporte é válido apenas para os eventos, podendo ser substituído por um teste RT-PCR realizado nas últimas 72 horas.

Em São Paulo, o governo permitiu que cada um dos seus 645 municípios decidisse sobre o tema, obrigatório desde 29 de agosto, a apresentação do comprovante de vacinação para eventos com mais de 500 pessoas.

Já os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão ainda não se posicionaram sobre o uso do comprovante.

Comentários estão fechados.