Quais os documentos que devo enviar mensalmente à contabilidade?

Os documentos contábeis são fundamentais para a escrituração e registros obrigatórios da sua empresa

Empreender é sinônimo de responsabilidade e compromisso. Por isso, para manter as finanças “saudáveis” é preciso estar em dia com as obrigações legais. Não pense que essa tarefa deva ficar somente a cargo do contador. O empreendedor também deve fazer sua parte. É importante para que se faça um bom gerenciamento da sua empresa.

Para que o contador possa cumprir com as obrigações legais, além de manter sua empresa organizada é fundamental que ele receba todas as documentações necessárias regularmente.

Mas quais documentos devo enviar mensalmente para a contabilidade? Esta é uma dúvida de muitos empresários no Brasil e vamos ajudar listando quais são os 10 documentos que devem ser entregues mensalmente ao contador.

Acompanhe a leitura e descubra quais são.

Por que é preciso enviar certos documentos contábeis mensalmente ao contador?

Os documentos contábeis são aqueles que as suas informações afetam a escrituração contábil de uma empresa. Todos são muito importantes, pois falam da sustentabilidade do negócio, mas alguns deles são mais especiais. E alguns devem ser enviados mensalmente à contabilidade, de forma obrigatória.

Em suma, estes documentos têm o objetivo de comprovar as movimentações financeiras e as transações realizadas pela empresa no período, permitindo a melhor gestão tributária e outras demandas fiscais, bem como a melhor administração do negócio como um todo, sendo essencial nas atividades do contador.

Deste modo, é importante criar uma rotina de emissão, armazenamento e direcionamentos dos documentos contábeis à sua assessoria. Atualmente, há muitas ferramentas eletrônicas que ajudam a organizar estes documentos de forma integrada com a contabilidade, em tempo real. É uma dica avaliar estes recursos.

Relação de documentos contábeis mensais

A seguir, relacionamos os 10 principais documentos contábeis que você deve enviar para o seu contador mensalmente:

  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais.
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF’s, GARE’s, etc.
  • Todas as notas fiscais – de entrada e saída – e comprovantes de despesas e de receitas.
  • Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Empréstimos e Desconto de Duplicatas.
  • Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte e Atestados Médicos de Funcionários
  • Notas Fiscais de serviços adquiridos.
  • Arquivos Eletrônicos – Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais.
  • Recibos e Contratos: de locação, de honorários, despesas e contratos a pagar.
  • Controle de Estoque.
  • Movimentos e recibos de autônomos e outros colaboradores.

Conclusão

Agora que você descobriu quais documentos devem ser enviados para a contabilidade, não perca mais tempo. Verifique se você está enviando as informações necessárias da sua empresa e desempenhe um trabalho de forma adequada.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.