O eSocial, novo programa do Governo Federal que unifica o envio de informações de trabalhadores de todo o Brasil para diversos órgãos, já está sendo implementado nas empresas do país.

Mas quais são os impactos do eSocial na contabilidade das empresas?

Quais as mudanças do eSocial no dia a dia das empresas?

Além de garantir os direitos trabalhistas, o eSocial vai mitigar a ocorrência de fraudes e facilitar o processo de informações: toda a documentação que hoje é encaminhada ao Governo Federal, ao Ministério do Trabalho e Emprego, à Caixa Econômica, à Previdência Social, e à Receita Federal, passará a ser enviada em uma única plataforma.

Oferta Especial!

Apesar da promessa de facilidades, qualquer processo de migração de sistemas demanda adaptação por parte das empresas, que devem se adequar às novas rotinas e processos. E o eSocial deve trazer muitas mudanças para o setor contábil.

Novas rotinas trarão agilidade

A implementação do eSocial ainda está nas primeiras etapas, mas as empresas devem ficar atentas, já que o envio inconsistente de informações pode acarretar multas.

Nesse primeiro momento, a migração gera muitas dúvidas, mas, a longo prazo, o eSocial vai deixar as rotinas mais ágeis.

O principal impacto do eSocial na contabilidade das empresas é a diminuição da burocracia. E da quantidade de documentos arquivados.

Obrigações acessórias como GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) serão unificadas, devendo ser enviadas eletronicamente ao SPED trabalhista – o eSocial.

eSocial: 10 dicas para não ser multado!

Contabilidade e eSocial: alinhamento de informações será fundamental

Grande parte dos empregadores do Brasil contam com o suporte de escritórios de contabilidade para o processamento da folha de pagamento.

Como é um serviço terceirizado, nem sempre é fácil acompanhar os processos internos das empresas. Por isso, a troca de informações será essencial para a implementação do eSocial com sucesso.

O principal desafio é manter a fluidez das informações, para que esses dados cheguem aos escritórios de forma clara e evitem penalidades.

Nesse momento, empresas e escritórios devem ser ainda mais parceiros, utilizando sistemas eficientes para a troca de informações, além de manter total organização na documentação contábil e dos empregados.

3 pontos do eSocial que merecem a atenção da contabilidade

Alinhar processos e informações até o final da implementação eSocial (que deve acontecer em janeiro de 2019) é muito importante.

Para evitar desatenção e deixar algum detalhe passar desapercebido, listamos 3 pontos que merecem a atenção do setor ou escritório de contabilidade.

  1. Revisão de todos os cadastros

Como estão os cadastros de empregados na sua empresa? E as informações exigidas pelo eSocial? Revise todos esses dados e atualize o que for necessário.

  1. Mapeamento de todos os eventos trabalhistas da empresa

Como funcionam os processos trabalhistas da sua empresa? Eventos como férias, admissão e demissão, faltas, hora extra, passarão a fazer parte do eSocial, por isso é muito importe definir como cada processo acontece e deixar tudo documentado, evitando atrasos nos envios ou erros de informações.

  1. Fique atento às novidades e possíveis mudanças

Há algum tempo as empresas vêm se preparando para os impactos do eSocial na contabilidade. Muitos prazos já mudaram e ainda há bastante dúvida sobre o assunto.

Por isso, acompanhe de perto como está sendo a implementação e fique de olho em possíveis mudanças e novos prazos.

É nítido a importância do eSocial para as empresas. O eSocial pode se tornar mais complexo do que se imagina. Então fique atento e cumpra com o que determina a legislação, pois o eSocial vai fiscalizar. Se você quer ter acesso a um dos treinamentos mais completos do mercado, alinhando a teoria e a prática, que lhe ensinará todas as técnicas para que você torne-se um verdadeiro ESPECIALISTA em eSocial CLIQUE AQUI e conheça! Lembre-se que os profissionais que estão se qualificando para o esocial, podem ter de fato uma virada em suas vidas, conseguindo aumentar os seus salários, conseguindo ter o emprego dos sonhos e serem mais valorizados.

Conteúdo via Profap

Comente no Facebook

Comentários