Quais são as situações que fazem o segurado do INSS perder o benefício?

Entenda as regras, saiba como evitar que seu benefício seja cancelado e quando o segurado pode voltar a receber o provento.

O INSS concede vários benefícios aos seus segurados, a aposentadoria é um dos mais conhecidos e desejados. Vários trabalhadores fazem suas  contribuições previdenciárias durante uma grande parte da vida para assegurar uma certa estabilidade financeira na terceira idade, com a aposentadoria. 

O que muitos não sabem é que tanto a aposentadoria quanto os outros benefícios do INSS podem ser cancelados em algumas situações.

Continue conosco para entender melhor sobre esse tema!

Situações que podem acarretar no cancelamento dos benefícios previdenciários

Não realizar a prova de vida

A prova de vida é um método determinado por lei que acontece anualmente. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos. Os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais devem fazer a prova de vida.

Importante: O segurado que não fizer a prova de vida corre o risco de perder o benefício.

Não comparecer na perícia médica do INSS

A perícia médica do INSS é uma forma de comprovar que aquele segurado realmente cumpre os requisitos exigidos pela autarquia para a concessão do benefício (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez).

Vale ressaltar, que o segurado que se nega a comparecer na perícia médica, corre o risco de ter o benefício cancelado ou do INSS não conceder o provento (em casos de solicitação)

Suposição de fraude

De tempos em tempos, o INSS faz levantamentos das informações dos seus beneficiários. Quando existe alguma suspeita de fraude, o segurado pode ter o benefício suspenso. Nesses  casos, um processo de apuração de fraude ou de inconsistência de dados é iniciado, enquanto isso o benefício pode ficar suspenso.

Recebimento de salário-maternidade

O salário- maternidade é um benefício garantido pelo INSS para as pessoas que precisam se ausentar do trabalho por causa do nascimento do filho, adoção ou guarda judicial com a finalidade de adoção, ou abordo não criminoso.

Quando a segurada passa a receber o salário-maternidade, a aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário fica bloqueado, pois o INSS não concede mais de um benefício aos seus contribuintes.

Prisão do segurado

Quando o beneficiário é preso, a aposentadoria fica bloqueada. Quando esse cidadão estiver novamente em liberdade, o benefício será desbloqueado. Enquanto isso, os familiares podem ter acesso ao auxílio-reclusão.

O que é o auxílio-reclusão? 

É um benefício garantido pelo INSS aos dependentes (cônjuges, filhos, pais, irmãos) do segurado de baixa renda, preso em regime fechado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.