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Quais são os meus direitos quando paguei a conta e meu nome continua no SPC?

Quais são os meus direitos quando paguei a conta e meu nome continua no SPC?

28/03/2021 às 18h00 Atualizada em 28/03/2021 às 21h00
Por: Wesley Carrijo
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Paguei a conta e meu nome continua no SPC, e agora? Se você já passou por esta situação, saiba agora mesmo quais são os seus direitos!

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No Brasil, estar com o nome negativado é uma situação bastante comum, seja de modo legítimo ou indevido.

Em geral, para sair da restrição, o devedor faz o pagamento, e logo depois do prazo de até 5 dias úteis a contar do pagamento, tem seu nome limpo.

Apesar disso, em alguns casos, mesmo depois de ter a dívida quitada, o consumidor ainda pode ser vítima dos prejuízos da negativação.

Isso acontece quando o consumidor já pagou a conta e seu nome continua no SPC.

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Na verdade, poucos consumidores sabem o que fazer nesta situação, e muito menos que têm direitos a buscar.

Por isso, se você quer saber quais são os seus direitos nesses casos, e como você pode ser indenizado, basta continuar a leitura deste artigo!

Paguei a dívida e meu nome continua no SPC, como isto pode acontecer?

Infelizmente, em grande maioria destes casos, a negativação permanece por um descuido da empresa credora.

Por exemplo, ao não dar baixa no pagamento de uma conta paga, gerando ou mantendo a inscrição do CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC.

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Assim, depois que o cliente paga o valor, por vezes a empresa esquece de dar baixa na negativação, mesmo após o prazo de 5 dias úteis.

Além disso, ocorre também o fato de que a empresa deixa de conferir o pagamento do valor pago e comunicar ao SPC e Serasa a ordem para retirar a negativação do nome.

Inclusive, neste caso, mesmo que a dívida anterior seja legítima, a negativação é considerada como indevida!

Quais os prejuízos de pagar a conta e meu nome continuar no SPC?

Nestes casos, é importante ter atenção para os inúmeros impactos ruins que a negativação gera para o antigo devedor, sendo os principais deles:

  • Não conseguir um empréstimo ou financiamento;
  • Ter o pedido de cartão de crédito negado;
  • Não poder abrir uma conta corrente no banco;
  • Ser reprovado em uma entrevista de emprego.

Além disso, estar negativado significa, também, ter uma reputação de mau pagador diante do mercado!

Por conta do erro da empresa, a honra do antigo devedor é bastante prejudicada.

E, com isso, surgem outros impactos ruins, como o rompimento de contratos, a impossibilidade de fechar novos negócios e a baixa no score de crédito.

Em resumo, o consumidor que já pagou a conta e seu nome continua no SPC sofre os mesmos efeitos da negativação feita de maneira legítima, e os prejuízos são os mesmos.

Quais são os meus direitos quando paguei a conta e meu nome continua no SPC?

Em geral, por ser uma situação de negativação, boa parte dos consumidores acha que não possui direitos, ou que não vale à pena ter “dor de cabeça” para buscá-los.

Diante disso, o consumidor pode e deve saber que tem direitos! E os principais deles são:

  • Ter o nome imediatamente limpo;
  • Restituição de score;
  • Ser indenizado em danos morais

Entretanto, nos casos em que o consumidor tem o direito de ser indenizado em danos morais, é importante saber que cada caso é único, e também é analisado de modo bem específico e individual.

Inclusive, alguns tribunais do Brasil entendem que, por exemplo, é preciso que o consumidor provar que teve grandes prejuízos, como o impedimento de financiar uma casa.

Por isso, guarde sempre todos os comprovantes que podem lhe ajudar a confirmar os prejuízos que esta situação gerou a você.

Além disso, não basta somente saber quais são os direitos, mas também é preciso saber como torná-los realidade.

Saiba como a Resolvvi pode te ajudar a buscar seus direitos!

Agora que você já sabe quais são os principais direitos quando você já pagou a conta e seu nome continua negativado no SPC, chegou a hora de aprender a buscar seus direitos de modo 100% descomplicado e sem burocracia!

Inclusive, a Resolvvi é especialista no assunto e pode lhe ajudar a resolver este problema.

Vamos buscar seus direitos, exigindo que a empresa limpe seu nome e uma indenização pelos danos morais sofridos.

Em primeiro lugar, é muito importante você confirmar que está realmente negativado, através da consulta do seu CPF.

Com o seu comprovante de nome negativado em mãos, basta verificar grátis se seu caso é qualificado.

Dessa forma, se você tiver direito a uma indenização, basta nos contar os detalhes do seu problema.

Com as informações sobre o que aconteceu, podemos saber a melhor forma de lhe ajudar!

Além disso, é preciso que você tenha alguns documentos importantes, como:

  • RG/CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de negativação;
  • Boleto da dívida paga.

Depois disso, basta acompanhar seu caso por meio de nossa plataforma, e contar com nossos especialistas de plantão para tirar suas dúvidas!

E o melhor de tudo: você só paga a taxa de sucesso da Resolvvi se ganhar!

Fonte: Resolvvi

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