Qual a diferença entre EI, EIRELI, LTDA e S.A?

0

É muito importante que o empreendedor esteja por dentro sobre o enquadramento das empresas. No conteúdo de hoje vamos esclarecer a diferença entre EI, EIRELI,LTDA e SA. Confira! 

  1. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada/ EIRELI

Nesta empresa é responsável por apenas um empreendedor, o próprio responde as dívidas de maneira limitada, o que significa ao valor do capital social da empresa. 

Porém para esta empresa, é necessário ter um capital social no valor mínimo em aproximadamente 100 vezes o salário mínimo. 

Designed by @nensuria / freepik
Designed by @nensuria / freepik
  1. Empresa Limitada/ LTDA

Para esta empresa, é permitido dois ou mais sócios para fazer um contrato social, para registrar na Junta Comercial. 

Neste documento é estabelecido: 

  • O valor de cada cota do capital da empresa; (Relacionado ao investimento de cada sócio);
  • E os limites de participação de cada  sócio. 
  1. Sociedade Anônima /S.A

Nesta também é permitido dois ou mais sócios, a Sociedade Anônima é regida por um estatuto que divide o capital da empresa em ações. Os sócios desta empresa também podem ser acionistas, pois, as ações da sociedade anônima são negociadas em bolsas de valores.

Esta sociedade poderá ser composta por no mínimo três pessoas, sendo sócio ou não.

  1. Empresa Individual/ EI

“EI” para esta categoria é permitida apenas um proprietário, nesta empresa, o patrimônio desse empreendedor faz parte do patrimônio da empresa, com isto o mesmo será o titular da empresa, resumindo, ele vai responder de maneira ilimitada. 

Nesta empresa o faturamento da EI, está relacionado se ela também for classificada como MEI ( até R $360 mil) ou como EPP ( Até R $4,8 milhões).

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira.