Um escritório de contabilidade presta vários serviços que são essenciais às organizações.

O profissional contábil deve estar diretamente envolvido com setores financeiro, fiscal etc., bem como com a própria gestão da empresa.

Apesar disso, alguns empresários ainda não entenderam que o contador é uma peça-chave na engrenagem do seu negócio.

Oferta Especial!

Pensando o serviço contábil como mais um “custo”, muitos empreendedores estão perdendo tempo, dinheiro e posição no mercado por desinformação.

Hoje falaremos sobre a importância da contabilidade, além de trazermos algumas dicas para contratação de um bom escritório.

Confira!

Por que o escritório de contabilidade é importante para empresas?

Contar com assessoria contábil é ganhar um aliado poderoso para administrar várias questões da empresa, principalmente na gestão das finanças.

Nessa área é fundamental que o controle seja eficiente, o que só é possível com base em informações técnicas produzidas adequadamente.

E é justamente o contador quem detém now-how para produzir, com base na metodologia adequada, as informações essenciais para que você tome decisões estratégicas seguras.

Operações que envolvem gastos e receitas devem ser organizadas e monitoradas, para saber exatamente como está a rentabilidade do negócio.

O escritório de contabilidade também auxiliará na parte fiscal, especialmente quanto à regularidade das obrigações tributárias e acessórias.

Essa, aliás, é uma área das empresas que enfrenta alguma “burocracia”, por conta das regras complexas do cálculo tributário, definições de enquadramentos, além das mudanças legislativas constantes etc.

Uma contabilidade bem executada gera elementos necessários e suficientes para o correto mapeamento do setor fiscal.

Isso acabará reduzindo custos e aumentando a eficiência da gestão tributária no seu empreendimento.

E, para aquelas empresas que estão com a saúde financeira em risco, o contador pode identificar problemas que os gestores não estão vendo, ajudando no planejamento fiscal e nas soluções para redução de gastos.

Enfim, empresas que buscam solidez e competitividade, além de aumentar a lucratividade, precisam contar com um bom escritório de contabilidade.

Como escolher um bom escritório de contabilidade?

Entendendo a importância de contar com profissionais para gerenciar a contabilidade da sua empresa, é necessário saber como escolher um bom escritório.

Trazemos algumas dicas, com base na prática do mercado, para ajudar você nessa escolha.

Considerar as indicações

A indicação feita pelas pessoas que já contrataram um escritório de contabilidade é fundamental para conhecer um pouco mais sobre os serviços a partir da experiência alheia.

Afinal, bons profissionais deixam uma ótima reputação e serão indicados por aqueles que se sentem satisfeitos com sua atuação.

Você também pode pesquisar na internet: confira o site do escritório, veja nas redes sociais as avaliações e análise os comentários.

Por exemplo, verifique se as dúvidas são respondidas, se os clientes estão satisfeitos etc.

Confirmar a situação cadastral

Outra precaução importante é verificar a situação cadastral do escritório de contabilidade nos órgãos regulamentadores.

Aliás, é importante averiguar especialmente a regularidade dos profissionais.

Verifique junto ao Conselho Regional de Contabilidade, ou mesmo junto ao sindicato da categoria, para saber se todos os profissionais são registrados.

Compreender o valor dos honorários

Os honorários do escritório de contabilidade podem variar bastante.

O orçamento dependerá do volume de serviços, da quantidade de informações da empresa, do currículo e experiência dos profissionais etc.

Mas é fundamental identificar a base de valor dos honorários.

Preços muito baixos podem indicar um serviço precário.

O melhor serviço costuma ser bem remunerado, mas honorários muito altos podem não ser adequados para sua realidade.

Busque verificar a relação custo-benefício de cada escritório visitado, quais serviços são oferecidos e, principalmente, se atendem às suas necessidades.

Analisar o sistema de comunicação do escritório

Outro ponto importante, mas nem sempre percebido pelos empresários: como é a comunicação entre empresa e o escritório de contabilidade?

Com uso de tecnologia, respostas rápidas e informações acessíveis compõem um diferencial específico no momento da contratação.

E a comunicação não precisa ser formal, podendo ser utilizadas redes sociais, chats, e-mail, mensagens telefônicas etc.

É interessante que o escritório disponibilize, no próprio site, um canal de comunicação personalizado (uma “área do cliente”).

Enfim, tudo isso deve ser averiguado, para conhecer a interatividade dos profissionais.

A velocidade de assistência e resposta pode auxiliar com soluções rápidas para problemas imediatos.

Não esqueça, ainda, que o escritório de contabilidade deve manter uma boa comunicação com o departamento jurídico, pois as duas áreas estão intimamente ligadas.

Os advogados, aliás, podem prestar assessoria técnica em relação à atualização legal, incidência de tributos, questões trabalhistas no departamento pessoal, facilitando o trabalho dos contadores e trazendo benefícios para as empresas.

Via Fortes Advogados

Comente no Facebook

Comentários