Vamos falar um pouco sobre a relação existente entre o Departamento Pessoal e Contabilidade? Muitas empresas e profissionais ignoram esse detalhe e, por isso, enfrentam alguns problemas sérios.

A área contábil é, acima de tudo, muito estratégica — e isso faz com que ela se relacione com diversos setores da empresa. Afinal, para que o negócio seja verdadeiramente saudável, é preciso ter contas, tributos e o planejamento estratégico bem organizados.

Neste post, explicaremos o que é um Departamento Pessoal e por que ele precisa ter uma boa relação com a Contabilidade. Confira!

O que faz um Departamento Pessoal?

Oferta Especial!

Um dos desafios de gerenciar uma empresa é a gestão dos colaboradores e de todas as atividades que se relacionam a ela, como o controle de frequência, férias, atestados médicos e o arquivamento e organização da documentação trabalhista.

O Departamento Pessoal (DP) é o grande responsável por essas tarefas, sendo fundamental para a manutenção da qualidade dos processos de organização de registros trabalhistas de qualquer empresa.

Portanto, de maneira resumida, podemos dizer que esse setor é o coração da gestão de pessoas. Responsável pelas questões burocráticas relacionadas aos funcionários, o DP garante agilidade, segurança e eficiência no controle de suas atividades.

Qual é a relação entre Departamento Pessoal e Contabilidade?

Conhecendo a atuação do DP, não é difícil entender sua estreita relação com a Contabilidade, não é mesmo? Todo contador sabe que uma de suas funções é manter a empresa organizada, em especial em relação às obrigações fiscais e trabalhistas.

Como esse setor é o responsável por gerenciar os funcionários, a documentação e as questões burocráticas que existem na relação trabalhista, ele é um grande aliado do departamento contábil.

Assim, Departamento Pessoal e Contabilidade caminham lado a lado para proporcionar um crescimento saudável à empresa. Se um desses setores for ineficiente, certamente, os esforços do outro serão em vão.

Qual a importância da comunicação eficiente entre esses setores?

Primeiramente, é necessário enfatizar que algumas empresas sequer possuem o Departamento Pessoal. Nesses casos, os contadores são os responsáveis por acumular essas funções em seu dia a dia.

No entanto, em um cenário ideal, em que os dois setores existam e atuem de maneira produtiva dentro da empresa, é relevante observar como a comunicação eficiente entre eles favorece o desenvolvimento do negócio.

Para entender, basta imaginar o quão vantajoso é para a área contábil da empresa receber o auxílio do DP, principalmente no que diz respeito às documentações relacionadas às folhas de pagamento, recolhimento de contribuições tributárias e previdenciárias e, claro, durante a rescisão do contrato.

Aliás, nesse aspecto, veja como essa atuação em conjunto é favorável. Durante a admissão e o desligamento de um funcionário, há inúmeros aspectos burocráticos a serem analisados. Descuidos podem representar multas e sérios problemas ao negócio e, portanto, é preciso receber todo o auxílio possível.

Como você viu, Departamento Pessoal e Contabilidade precisam atuar lado a lado, já que uma relação saudável entre eles permite ao negócio uma atuação mais organizada e dentro da lei. A Contabilidade precisa trabalhar em conjunto com outras áreas, afinal não é fácil manter tudo em ordem dentro de uma empresa. Por isso, toda ajuda é bem-vinda!

Via É Simples Auditoria

Comente no Facebook

Comentários