17°C 28°C
Uberlândia, MG

Qual é o público-alvo ideal para contadores iniciantes?

Qual é o público-alvo ideal para contadores iniciantes?

21/03/2019 às 19h00 Atualizada em 21/03/2019 às 22h00
Por: Ricardo
Compartilhe:

Você é um estudante ou graduando em Ciências Contábeis que planeja trabalhar como contador online e abrir um escritório contábil? Se sim, significa que há muito planejamento pela frente, o qual se baseará nas suas habilidades e, também, no público-alvo que pretende abranger.

Continua após a publicidade

Enquanto contador iniciante, o profissional tem muito a se preocupar em relação ao perfil do potencial cliente. Tal reflexão engloba o autoconhecimento de suas capacidades e, principalmente, a experiência do seu público quanto aos serviços de contabilidade.

Imaginemos uma empresa que contrata serviços contábeis há mais de 15 anos e, porventura, dispensou o fornecedor. Evidentemente, estamos falando de um perfil com alto grau de exigência, o que requer do contador mais autoridade e conhecimento sólido dos procedimentos.

Será que esse é o tipo de cliente mais adequado ao principiante? É justamente sobre isso que refletiremos neste conteúdo: qual é o público-alvo ideal para contadores iniciantes. Curioso para saber? Então prossigamos!

O que você tem a oferecer ao público?

Apresentar o diploma, bem como o registro no Conselho Regional de Contabilidade (o famoso CRC), é um ótimo começo para atestar a sua aptidão, mas está longe de ser a fachada que atrai olhares, pois você não é o único profissional atuando na região, correto?

Continua após a publicidade

Por isso, antes de entender quem é o seu público-alvo, é importante que invista na própria qualificação. A partir de sua autorreflexão você pode definir, também, qual é o seu diferencial no mercado, ou seja, que tipos de problemas contábeis é capaz de resolver.

Supondo-se que tenhas feito um curso prático de Departamento Pessoal, significa que o cliente em potencial é representado por MEIs, Pessoas Físicas, empresas do Simples Nacional, isto é, aquelas que mantêm uma quantidade de funcionários que o seu escritório consiga atender.

Encontrei o meu diferencial. E agora?

Você se lembra da hipótese de assumir um cliente que usufrui de serviços contábeis há muito tempo? Pois então, digamos que este, por ser bem informado e ter um grau de exigência maior — afinal, o seu escritório tem de prestar serviços mais qualificados que as empresas anteriores —, não é um perfil adequado para contadores iniciantes.

Sendo assim, o que um profissional inexperiente deve observar? Primeiramente, analise a demanda para o tipo de serviço que pretende fornecer. Por exemplo, se a intenção é ofertar serviços diversificados, como fiscais, Imposto de Renda, abertura, alteração e encerramento de empresa, entre outros, as opções tendem a ser mais amplas.

Continua após a publicidade

Em segundo lugar, é interessante focar os potenciais clientes que ainda estão aprendendo a importância da Contabilidade. A princípio pode não parecer muito lógico, pois é mais fácil prospectar quem está propenso a contratar o serviço, mas a estratégia é promissora.

Muitas empresas de micro e pequeno porte não contam com especialistas para cuidar da contabilidade, o que, cedo ou tarde, acaba despertando-as, visto que falhas, negligências e descumprimento de prazos geram prejuízos.

Logo, o contator tem um lastro para convencê-las a adquirir o serviço e, com o tempo, constatar os benefícios. Aliás, elucidar o quanto a contabilidade facilita a gestão de negócios é algo que pode ser feito de diferentes maneiras no mundo digital.

Como educar um público-alvo pouco informado?

O contador online dispõe de ótimo instrumento para interagir com clientes em potencial: a Internet. Por meio de investimento pequeno já é possível ser encontrado na web e, também, implementar estratégias de marketing digital eficientes.

Por exemplo, um profissional recém-formado em Ciências Contábeis com noções básicas de marketing tem a opção de utilizar de sua vocação acadêmica para publicar conteúdos relevantes ao público e, assim, começar a construir a sua reputação na rede.

Conforme mais potenciais clientes tenham acesso aos conteúdos, você passa a educá-los e conscientizá-los de que a contabilidade é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, independentemente do porte.

Resultado disso tudo? Você terá condições de ofertar os serviços a empresas que acabaram de descobrir a contabilidade como solução de seus problemas. Ou seja, terá criado interação com o público-alvo ideal para contadores iniciantes!

Quer saber como se preparar tecnicamente antes de traçar um plano como esse? Conheça o curso Contador Profissional do Viver de Contabilidade e seja, em pouco tempo, um contador preparado para assumir os desafios na área!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
24°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

24° Sensação
2.06km/h Vento
53% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 19°
Dom 30° 22°
Atualizado às 22h00
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 +0,06%
Euro
R$ 5,49 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,33%
Bitcoin
R$ 362,684,04 +0,39%
Ibovespa
125,148,07 pts -0.34%