A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é um código composto por 8 dígitos que oferece informações ao governo, para controle e identificação de produtos sujeitos a tributação nas operações comerciais.

Existem algumas formas de consultar a NCM para o cadastro de produtos no Emissor de Notas. Por ser uma lista muito extensa e complexa, o responsável fiscal/administrativo está sujeito a erros que podem incorrer em multas.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Por isso vamos mostrar qual a maneira mais simples de consultar o código correto! Continue lendo.

A maneira mais fácil de encontrar a NCM correta

A forma mais simples e rápida para acertar de primeira o código da NCM ao cadastrar produtos é consultar a nota de entrada da mercadoria. Neste documento, obrigatoriamente, deve estar informada a NCM dos produtos adquiridos. Basta consultar visualmente.

Dica: informando no sistema a chave ou o XML da nota de entrada, os produtos serão cadastrados automaticamente no Emissor. Utilize o Importador de Entradas para facilitar este procedimento!

Esta é a maneira mais simples de encontrar a NCM na hora de cadastrar um produto. Mas se você não tem em mãos ou ao seu alcance esta informação, não se preocupe. Há outras formas de pesquisar a NCM correta e nós falaremos delas a seguir.

Outras formas (menos rápidas) de pesquisar a NCM

– Busca no Emissor de Notas da Sibrax

É possível buscar a NCM do produto a partir de sua descrição, no Emissor de Notas da Sibrax. É uma alternativa mais rápida para consultar a lista completa de NCMs. No sistema:

  • Acesse o menu Cadastros e selecione Produtos e Matéria Prima
  • No campo NCM, digite 0 e pressione Enter para abrir a pesquisa
  • Clique sobre qualquer linha na coluna descrição
  • Digite a descrição/nome/tipo do produto (por exemplo: arroz, abacaxi)

A pesquisa no sistema corresponde exatamente às primeiras letras da descrição. Fique atento à este detalhe.

– Busca de NCM em uma lista completa usando Ctrl + F

Acesse este link da Sefaz-GO. Pressione no seu teclado, conjuntamente, as teclas Ctrl e F. Um campo de pesquisa será aberto pelo seu navegador. Basta digitar a descrição aproximada do produto para encontrar códigos possivelmente compatíveis.

– Busca de NCM na Receita Federal

Está disponível para pesquisa, no site da RFB, a lista completa das NCMs. Podem ser pesquisadas por descrição ou por código (categoria, posição, subposições 1 e 2 e item).

Pesquisar desta maneira pode demorar muito se você não souber pelo menos metade dos dígitos do código. Neste caso, prefira buscar de outra forma.

Encontrar uma NCM pode ser uma tarefa simples. Procure sempre consultar as notas de entrada das mercadorias para facilitar o cadastro de produtos no seu dia a dia.

Via sibrax

Avalie a Matéria

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida