Qual a melhor rede social para escritórios contábeis?

0
519

Se você está pensando em embarcar na era das mídias sociais e usar todo o seu poder para ampliar o alcance do seu escritório, conseguir seguidores e aumentar suas vendas, você certamente já deve ter se perguntado qual é a melhor rede social para escritórios contábeis, não é mesmo?

Escolher a melhor rede social para escritórios contábeis depende diretamente de quais são os seus objetivos particulares e o que deseja alcançar com o uso das redes. Os objetivos mais comuns são os que citamos acima:

• Aumentar o alcance do seu escritório, tornando-o mais conhecido
• Aumentar as vendas
• Criar um canal de comunicação com seus clientes a fim de fidelizá-los

Por isso, nesse artigo você descobrirá quais são as principais mídias sociais e quais os seus propósitos, assim, poderá escolher a melhor rede social para o seu escritório contábil.

Começando pelo carro chefe das mídias sociais

Quando falamos de escolher a melhor rede social para escritórios contábeis, existe a grande possibilidade de você ter pensado primeiro no Facebook! Isso porque, como sabemos, essa rede social só tem crescido e conquistado cada vez mais usuários ao redor do mundo.

Dentre as diversas finalidades do Facebook, podemos destacar que essa rede preza pelo entretenimento e pela veiculação prática de todos os tipos de notícias. Relembrando o velho Orkut e suas comunidades, o Facebook reúne em páginas pessoas com interesses semelhantes ou com um objetivo em comum.

Essas páginas foram crescendo e se multiplicando entre os mais diversos segmentos. Algumas são páginas próprias de entretenimento e divulgam conteúdo humorístico. Outras, são páginas de canais já conhecidos que encontraram no Facebook uma alternativa competente para veicular suas notícias e informações.

Também aderindo às páginas empresariais temos empresas pequenas e até e-commerces de diversos segmentos que encontraram no Facebook a oportunidade de veicular seus conteúdos, promoções e criar uma comunicação eficiente com seus clientes e seguidores. Esse tem sido o caso de muitos escritórios contábeis.

Muitos acreditam que o Facebook é, de fato, a melhor rede social para escritórios contábeis, isso porque, é a rede social mais utilizada pelo brasileiro, mas novamente, reforço que a rede social escolhida deve estar de acordo com os objetivos particulares que você deseja atingir junto com o seu escritório contábil.

Se você está pensando em criar uma página empresarial para o seu escritório contábil no Facebook, deve ter ciência de alguns pontos primordiais:

• Você deverá estudar seu público-alvo e seu comportamento dentro da rede
• Deve estudar e encontrar a melhor forma de comunicação
• Deverá também dedicar um tempo diário para alimentar essa rede, medir resultados e interagir com os seus seguidores

Dentro do Facebook é possível veicular diversos formatos de conteúdo, sendo os mais comuns:
• Texto
• Imagem
• Vídeo

Quando falamos sobre estudar seu público, significa que você precisa entender qual é o formato de conteúdo preferido pelas pessoas que você deseja se comunicar e qual tipo de conteúdo é o mais eficiente baseado nos seus objetivos.

Por isso, é essencial que você tenha ciência que deverá dedicar tempo a essa rede social, não só na publicação de conteúdo, mas no estudo em si e na própria produção de conteúdo.
Ao escolher a melhor rede social para escritórios contábeis, a tentação em escolher o Facebook é grande! Mas se o seu objetivo principal é aumentar as vendas, tenha ciência que quase ninguém acessa o Facebook com o objetivo de fazer uma compra! Grande parte dos usuários do Facebook acessam a rede em busca de entretenimento.

Não que isso signifique que você não conseguirá vender, pois existem empresas que conseguem um número significativo de leads através dessa rede, mas vale lembrar que essas empresas adaptaram sua abordagem à rede e não o contrário. Pense nisso antes de fazer sua escolha!

 

A maior rede profissional do mundo

Como o título sugere, a rede social da vez é o LinkedIn! Excelente para contatos profissionais, a rede tem crescido com consistência nos últimos anos e atingindo números incríveis. Essa rede social vem ganhando cada vez mais usuários ao redor do mundo.

O LinkedIn é uma rede social com foco profissional, logo, o perfil dos usuários não é um perfil pessoal como no Facebook, por exemplo. O perfil do usuário do LinkedIn é uma espécie de currículo virtual com toda a parte de experiências profissionais, atribuições, habilidades e formação.

Como no Facebook, além do perfil de pessoa física, também é possível criar um perfil para empresas, uma página que também pode ser seguida pelos usuários e que possibilita o compartilhamento de informações e conteúdo.

A maioria dos usuários que acessa o LinkedIn também não tem como objetivo fazer uma compra ou contratar um serviço, mas considerando que a rede de conexões pode sugerir parcerias e networking, a venda pode acabar sendo uma consequência.

Se o seu objetivo é vender através o networking, criar parcerias, trocar informações, conhecer outras empresas e atrair talentos, recomendamos que você marque presença no LinkedIn criando uma página para o seu escritório contábil!

Não se diferenciando muito do Facebook, essa rede social também pede um comprometimento considerável no que diz respeito a administração da página. Isso implica veiculação de conteúdo, participação e dedicação para aumentar sua rede se conexões, ou no caso, de seguidores. Pode ser considerada uma rede mais institucional, na qual você pode publicar informações relevantes sobre o seu escritório, projetos, atrair talentos e descobrir empresas com interesses semelhantes para criar vínculos e parceiros.

Também está implícita na essência dessa rede social a realização do networking, uma estratégia importantíssima para realizar as ações acima. A rede de conexões pode ser muito vasta e rica nessa rede social, possibilitando conhecer pessoas das mais diversas empresas e com as mais diferentes atribuições.

 

O Instagram entra nessa lista?

Se você não é um usuário do Instagram, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre essa rede, não é? Basicamente, o Instagram é uma rede social que visa o compartilhamento de fotos, mas isso não as impede de virem acompanhadas de textos ou de realizar anúncios dentro da rede.

A primeira pergunta a se fazer é: meu público-alvo, ou seja, as pessoas que eu quero conversar para atingir meu objetivo estão presentes nessa rede? Essas pessoas usam o Instagram? Se a resposta for sim, então você deve investir nisso!

Vale lembrar que o Instagram também tem suas particularidades e suas políticas próprias, e como sugerimos acima, seria interessante se você pudesse dedicar um tempo para estudar a rede e o comportamento dos usuários antes de embarcar nessa.

Através das chamadas hashtags você consegue posicionar suas publicações e atrair pessoas que podem estar interessadas no conteúdo que você está veiculando. Por exemplo, você cria uma imagem que divulgue os serviços do seu escritório contábil, ao publicá-la, você pode utilizar as seguintes hashtags: #escritóriocontabil #contabilidade #serviçoscontábeis #contadoremsp… E assim por diante.

Essas hashtags fazem o ranqueamento do seu conteúdo no feed do instagram e possibilitam ao usuário buscar termos e assuntos específicos. Dessa forma, se alguém estiver procurando um escritório contábil ou um contador, pode encontrar sua publicação entre as tags relacionadas!

Ao terminar a leitura desse artigo, para descobrir a melhor rede social para escritórios contábeis, você pode ter escolhido que esse não é o melhor momento para embarcar nas redes sociais, ou pode ter decidido que tem um espaço para o seu escritório em todas elas. Tudo é questão de compatibilizar seu objetivo com o objetivo de cada rede. E quando tomar sua decisão, lembre-se sempre do investimento de tempo na nutrição da rede, no contato com as pessoas e no trabalho para alcançar seu objetivo!

Via Gestta

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.