Qual será o novo perfil do profissional da contabilidade?

Ficou para trás a imagem de um profissional da contabilidade que respondia tão somente por atividades que compreendiam os registros e escriturações contábeis, produção e emissão de documentos ou serviços bancários. É verdade que as empresas estão a todo o momento precisando de novas soluções e, por isso, procuram profissionais inovadores e que ofereçam diferenciais e benefícios aos seus negócios.

Mas, diante do cenário vivido pela economia brasileira, tem sido comum ver as organizações reterem os investimentos e direcionarem seus esforços para soluções mais estratégicas ao confiarem mais atividades para os cargos tradicionais, como por exemplo, o ocupado pelo contador.

Com o passar dos últimos anos, o profissional da contabilidade vem agregando responsabilidades sob o seu comando e, por isso, conquistando mais espaço dentro das empresas e, principalmente, diante das diretorias.

Anúncios

Hoje o contador tem exercido um papel fundamental ao gerir negócios e contribuir com as decisões a serem tomadas baseadas em análises próprias das suas habilidades, como por exemplo do mercado financeiro, do fluxo de caixa e de crédito  e da prospecção de novos projetos que envolvam investimentos, lucros e estratégias jurídicas e comerciais.

Sobre o gerenciamento de informações, é possível destacar também os compromissos das organizações com o governo e, nesse sentido, o profissional da contabilidade se destaca por sua capacidade de gestão. Isso principalmente em questões relacionadas às leis e normas contábeis que requerem do contador uma disposição por atualizar-se constantemente.

Sendo assim, as áreas de conhecimento para atuação na contabilidade vem sendo ampliadas, permeando as da economia, do direito, da gestão de pessoas e da controladoria, o que possibilita ao novo contador uma visão global capaz de agregar aos negócios da organização para quem presta os seus serviços.

Ou seja, o novo perfil do profissional da contabilidade possui disposição para manter-se atualizado e para atuar no contexto da organização. Este novo profissional tem se tornado cada vez mais raro, visto que o futuro ainda está para chegar e, com ele, os novos contadores.

Enquanto esta nova geração está sendo formada, é possível prever que os espaços serão ocupados por quem enxergar as oportunidades ou criá-las dentro de cada contexto organizacional.

Via consisanet

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.