Quando começa o saque em dinheiro do Auxílio Emergencial?

0

O Auxílio Emergencial 2021 começou a todo vapor, no atual momento os beneficiários nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio já receberam a primeira parcela do benefício em conta poupança social digital movimentada através do aplicativo Caixa Tem.

Nesta sexta-feira (16) se inicia o pagamento aos beneficiários do programa social Bolsa Família, o calendário também diz respeito a primeira parcela e para todos os beneficiários a primeira parcela será paga no mês de abril. Vale lembrar ainda que os inscritos do Bolsa Família são os únicos que recebem e já podem sacar o benefício.

Já o calendário de saques em espécie e transferência da primeira parcela do auxílio emergencial será disponibilizado apenas no mês de maio. Assim como aconteceu no ano passado, os beneficiários inscritos via aplicativo, site e CadÚnico possuem dois calendários de recebimento, sendo o primeiro para depósito em conta poupança digital e o segundo para saque e transferência.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Como receber em poupança digital?

Quando as parcelas forem depositadas em conta poupança digital os beneficiários podem movimentar o auxílio através do aplicativo Caixa Tem que você pode baixar na loja de aplicativos do seu celular.

A plataforma é a responsável pela movimentação do auxílio sem que seja necessário realizar o saque em caixas eletrônicos e ainda evitar filas nas agências e lotéricas. Veja, abaixo, como instalar o app a começar a usá-lo:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem em seu celular. O aplicativo está disponível para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS;
  2. O primeiro cadastro poderá ser feito com o CPF e uma senha de seis dígitos. Lembrando que os inscritos no Bolsa Família poderão usar o mesmo código do cartão social;
  3. Pronto! Após preencher todas as informações solicitadas, os beneficiários poderão usar os recursos do Caixa Tem.

Para consultar seu saldo basta seguir a orientação:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem;
  2. No canto superior da tela de menu, tocar na opção “mostrar saldo”;
  3. O saldo atualizado vai aparecer de maneira automática e atualizada, conforme as parcelas forem devidamente transferidas para a conta;
  4. Caso queira saber mais sobre as movimentações do dinheiro, é só tocar em “extrato”. Essa opção mostra como você já usou as parcelas do auxílio emergencial de 2021.

Com o aplicativo Caixa Tem é possível pagar contas, boletos, realizar compras online através do cartão de débito virtual e ainda compras em lojas físicas que tenham maquininha de cartão que gere o QRCode.

E como funciona para quem vai sacar?

Para os beneficiários que pretendem sacar o benefício em espécie, o processo é simples, bastando se dirigir às agências e lotéricas da Caixa para realizar o saque no dia definido pelo seu calendário. Lembre-se não adianta comparecer na agência se não é o seu dia de recebimento.

Veja o calendário das quatro parcelas do auxílio emergencial para saque em dinheiro e transferência:

Nascidos em1ª parcela2ª parcela3ª parcela4ª parcela
Janeiro4 de maio8 de junho13 de julho13 de agosto
Fevereiro6 de maio10 de junho15 de julho17 de agosto
Março10 de maio15 de junho16 de julho19 de agosto
Abril12 de maio17 de junho20 de julho23 de agosto
Maio14 de maio18 de junho22 de julho25 de agosto
Junho18 de maio22 de junho27 de julho27 de agosto
Julho20 de maio24 de junho29 de julho30 de agosto
Agosto21 de maio29 de junho30 de julho1º de setembro
Setembro25 de maio1º de julho4 de agosto3 de setembro
Outubro27 de maio2 de julho6 de agosto6 de setembro
Novembro1º de junho5 de julho10 de agosto8 de setembro
Dezembro4 de junho8 de julho12 de agosto10 de setembro