Quando foi a última vez que você esteve aonde sua Empresa Acontece?

0

Quando falamos em uma empresa, seja ela qual for, independente de tamanho, nacionalidade, ou segmento que atua, como gestores, é comum no dia-a-dia nos confundirmos em entender em que momento a empresa é uma Empresa de fato e não darmos atenção a este momento.

A Empresa, só existe no momento que ela acontece e uma empresa só acontece, quando há uma interação entre a empresa, os seus produtos e quem os utiliza, é apenas neste momento que ela está acontecendo e é apenas para este momento que ela foi concebida.

Fora isto, tudo que ela possui como infraestrutura, equipe, nome, instalações, etc, só fazem sentido existir, para o próximo momento que seus clientes irão interagir com ela ou com seus produtos.

Este é o momento mais importante de uma empresa, e a pergunta é: quem está representando sua empresa neste momento?

Ou há quanto tempo você não frequenta o local onde sua empresa está acontecendo?

Vamos imaginar um Supermercado fechado em um feriado:

Suas instalações são bonitas, existem 20 caminhões no pátio, seu letreiro é bonito, seguranças circulando, etc, mas ali, nada acontece, pois ela está fechada e não tem cliente nenhum usando os seus serviços ou interagindo com a empresa, então toda sua estrutura naquele dia, não está acontecendo, não existe uma “empresa acontecendo”.

Por outro lado, existe lá dentro, naquele dia, o seu proprietário e um grupo de pessoas trabalhando, fazendo cursos, etc mudando sua organização, e fazendo diversas análises. Certo, mas tudo que ele fizer, só irá ter um benefício, quando seus clientes interagirem, e talvez nada do que se tenha feito, mesmo que importante, não servirá para o momento que sua empresa acontece.

Agora, vamos imaginar um carro.:

No o domingo as 3 horas da manhã, a sua fábrica, suas agências , oficinas estão fechadas, não tem ninguém trabalhando, mas mesmo assim, neste momento a empresa está acontecendo, pois tem clientes utilizando o seu produto e os avaliando. Basta o carro dar um defeito inesperado, que a opinião do cliente sobre a empresa, mesmo ela fechada naquele momento, pode determinar sua próxima compra. Ou seja, quando os clientes usam o seu produto, a empresa está acontecendo, mesmo que ela não tenha expediente naquele dia.

O que é cada vez mais comum, são líderes que tem o poder da decisão,poder de mudar e melhorar algo, estarem cada vez mais presos a sua cadeira, em rotinas, reuniões, análises, e acabam deixando para último, estar presente um pouquinho no local aonde sua empresa acontece. Alguns nem lembram mais quando foram lá.

Muitas vezes lembra que fez isto sempre no início do negócio, contudo agora, sem perceber, deixou esta nobre função a sua equipe, que muitas vezes por melhor que seja, não tem ou não conseguirá transmitir a percepção que só quem tem o poder da decisão teria.. Muitas decisões acabam sendo equivocadas, ou mesmo, sem o melhor efeito, pois se terceirizou em 100% a o “estar aonde a empresa acontece”.

Quando foi sua última vez que esteve no local aonde sua empresa está acontecendo?

Quando você esteve circulando na sua empresa, observando o comportamento dos clientes, conversando com eles, e buscando entender como a sua empresa está acontecendo?

Qual a periodicidade e tempo dedicado a olhar este momento?

Tem certeza que local aonde sua empresa acontece, não está com “saudades de você”?

Lembre-se uma empresa, só é empresa, no momento que está acontecendo, este é o seu momento mais importante. Você vai lá?

Sandro Parisi – Formado em Administração de Empresas Foi Diretor de Operações por 23 anos de uma das maiores Empresas de Software Brasileira na Área de Contabilidade. – sandro.ssparisi@outlook.com

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.