Quanto custa ser um microempreendedor individual?

0

Muitos trabalhadores informais conseguem se formalizar como MEI, porém para alguns isto ainda é um sonho distante para se realizar, ao se cadastrar como microempreendedor individual o cidadão passa a ter direito a um CNPJ, tendo várias vantagens. 

No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre quanto custa ser um microempreendedor individual. Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

Regulamentação do MEI 

Quando o cidadão faz esta regulamentação, ele passa a ter direito de desfrutar de uma carga tributária mais baixa, facilitando o acesso aos benefícios.

O MEI, faz seus recolhimentos mensais para o Simples Nacional, pois, é através dele que é feita a fiscalização e cobrança de tributos que são aplicados às empresas de pequeno porte. 

Como é feito o cadastro para o MEI?

Quando o cidadão está por dentro de todos os requisitos que listamos acima, basta fazer o cadastro pelo Portal do Empreendedor, sendo necessário informar dados da conta Brasil Cidadão.

Quais são os valores mensais do DAS?

Os valores são conforme o salário mínimo, R $1.1000. Sendo:

  1. R $56 para indústria ou comércio; 
  2. R $61 para comércio e serviços juntos. 
  3. R $60 para prestação de serviços;
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Qual o prazo para realizar o pagamento DAS?

  • Pagamento sempre será realizado no dia 20;
  • Caso seja descumprido este pagamento, o mesmo sofrerá consequências, podendo ter o seu CNPJ cancelado, além de adquirir dívidas no CPF. 

O que é necessário para se tornar um MEI? 

  1. É necessário que o faturamento anual seja de até R $ 81 mil por ano;
  2. Não é permitido que o microempreendedor tenha participação em alguma empresa, seja sendo sócio, proprietário ou administrador;
  3. O microempreendedor individual pode contratar no máximo um funcionário.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Laís Oliveira