Quanto é pago na antecipação da parcela do 13º salário do INSS?

0

A antecipação do 13° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai ter sua primeira parcela paga no final de maio e a segunda parcela no final de junho. A informação é do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

Antes estava previsto para abril a antecipação do abono natalino para aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, o atraso nos trâmites relacionados à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que só foi aprovada e sancionada nos últimos dias, adiou o pagamento para o maio.

A antecipação do 13º salário do INSS consiste em uma medida eventualmente adotada pelo Governo Federal através da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Antes da pandemia, a primeira parcela do 13° salário do INSS tinha sua primeira parcela paga em agosto e segunda em novembro. No ano passado, devido à Covid-19, o governo pagou a primeira do 13° para aposentados e pensionistas, entre 24 de abril a 8 de maio e a segunda parcela, entre 25 de maio a 5 junho.

Dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), informam que a expectativa é para que cerca de 31 milhões de segurados do INSS sejam contemplados pela iniciativa. A medida ainda será capaz de injetar R$ 56 bilhões na economia brasileira.

Quem recebe o 13° salário do INSS

Vão receber o 13° salário do INSS os segurados inscritos diretamente no Instituto. Lembrando que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebe o 13° salário. Geralmente têm direito os segurados que recebem:

Aposentadoria;
Pensão por morte;
Auxílio-doença;
Auxílio-acidente;
Auxílio-reclusão;
Salário-maternidade.

Em 2021, a primeira parcela está prevista para ser liberada a partir do dia 25 de maio, sendo concluída no dia 8 de junho.

Valor das parcelas

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A primeira parcela do 13° salário do INSS, corresponde a 50% do valor total do benefício, embora haja algumas particularidades.

O valor da primeira parcela é integral e não tem a incidência de nenhum desconto.
Enquanto a segunda parcela conta com a soma de reduções tributárias do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), se o pensionista em questão for contribuinte.

O pagamento do 13° salário aos aposentados e pensionistas se baseia no calendário de depósitos oficial do INSS, que normalmente ocorre nos últimos dez dias de cada mês e início do período subsequente.

O calendário de pagamentos do benefício mensal começou na última segunda-feira, 26, o que indica que a primeira parcela da antecipação do 13° será paga no final de maio.

Calendários 13° salário do INSS

Benefícios com valor máximo de um salário mínimo

Dígito final1ª parcela – Maio2ª parcela – Junho
125 de maio24 de junho
226 de maio25 de junho
327 de maio28 de junho
428 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
601 de junho01 de julho
702 de junho02 de julho
804 de junho05 de julho
907 de junho06 de julho
008 de junho07 de julho

Benefícios superiores a um salário mínimo 

Dígito final1ª parcela – Maio2ª parcela – Junho
1 e 601 de junho01 de julho
2 e 702 de junho02 de julho
3 e 804 de junho04 de julho
4 e 907 de junho06 de julho
5 e 008 de junho07 de julho

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil