Site icon Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Quanto tempo demora para o nome ser limpo após o pagamento das dívidas?

Photo by @sitthiphong / freepik

Photo by @sitthiphong / freepik

Contudo, o procedimento para a “limpeza do nome” pode demorar um pouco mais do que o desejado. Não é porque a dívida foi paga que o nome estará automaticamente limpo, na verdade, o processo pode levar algum tempo. 

É preciso saber que o nome sujo pode sim, atrapalhar a vida das pessoas, mas é fácil se livrar o status de mau pagador, o primeiro passo é realizar o pagamento da pendência que fez com que seu nome fosse parar nos órgãos de proteção ao crédito. 

Ter o nome sujo faz de mim um mau pagador?

Atualmente milhões de pessoas carregam o status de mau pagadoras. Isso se dá porque esses indivíduos deixaram de realizar o pagamento de dívidas no prazo, o nome poderá ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Isso se dá quando já decorreu muito tempo desde o período de vencimento da dívida. 

Essa é a alternativa utilizada por muitas empresas para “pressionar” os clientes, quando o nome fica sujo os indivíduos podem ser prejudicados na hora de realizar procedimentos bancários simples. 

Isso ocorre porque quando o nome acaba sendo inscrito nessas entidades, a pessoa com o nome sujo passa a ser reconhecida como mau pagadora, dessa forma fica difícil conseguir usufruir de alguns serviços. 

Empréstimos e financiamentos são alguns dos serviços que acabam sendo restritos. A concessão de crédito também acaba sendo prejudicada, o mesmo ocorre com o crédito especial e com a abertura de conta-corrente em algumas instituições financeiras. 

Existem casos em que o nome fica sujo indevidamente, isso pode ocorrer quando uma empresa comete um erro e envia o nome de um cliente sem este ter deixado de efetuar os pagamentos no período aceitável. 

Também é possível que tenha ocorrido alguma fraude ou golpe utilizando o nome, ou o cartão de uma pessoa. Nesses casos é preciso descobrir qual é a origem do débito para serem tomadas as providências. 

Como é feita a limpeza do nome e quanto tempo demora?

O nome é limpo quando ocorre o pagamento da pendência em aberto. O período até que o nome seja de fato limpo após o pagamento da dívida é de cinco dias úteis. 

Há casos onde as dívidas podem ser renegociadas, dessa forma é possível ter acesso a descontos e deduções que facilitam os pagamentos. É preciso entrar em contato com as empresas onde os débitos foram feitos. 

O Serasa Limpa Nome é um feirão realizado pelo órgão de proteção ao crédito, o mutirão oferece a possibilidade de conseguir descontos únicos para o pagamento das pendências, os valores podem ser renegociados e reduzidos. Fique atento as datas, em 2021 foram realizados dois eventos para o saldamento de dívidas.  

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Sair da versão mobile