Quanto tempo é preciso esperar para conseguir um financiamento, depois de limpar o nome?

Saiba algumas dicas de como aumentar a pontuação do score e quais são os fatores que podem influenciar na concessão de financiamento.

O cenário atual da economia brasileira é algo delicado, com a pandemia muitas famílias tiveram suas rendas drasticamente reduzidas. As contas se acumularam e o dinheiro para quitá-las era insuficiente, assim uma “bola de neve” foi formada. Muitos trabalhadores tiveram seus nomes inscritos nas listas de restrições dos órgãos de proteção ao crédito, fato que dificulta muito na concessão de empréstimos.

Digamos que alguns desses cidadãos conseguiram pagar seus débitos e querem realizar financiamentos, por quanto tempo será preciso esperar?

Acompanhe o artigo que preparamos.

Qual é a importância do score de crédito na concessão de financiamento?

O score é uma ferramenta utilizada para indicar se o cliente paga suas dívidas em dia e tem como objetivo indicar ao mercado quais são as probabilidades do consumidor honrar com seus deveres financeiros nos próximos 12 meses. 

Os consumidores com baixa pontuação, têm mais chances de não serem bons pagadores.

Os consumidores com alta pontuação, têm maiores chances de serem bons pagadores.

Mesmo com o nome limpo, minha pontuação no score pode continuar baixa?

Para deixar mais claro, vamos usar um exemplo: O consumidor quitou todas as suas dívidas e agora está com seu nome limpo, mas isso não é o bastante para aumentar a pontuação no score de crédito. A ferramenta irá avaliar se o consumidor continua em dia com suas contas, para depois aumentar a pontuação. 

Como conseguir uma alta pontuação do score?

Veja a seguir, algumas dicas de como atingir uma alta pontuação no score de crédito.

  • Negocie seus débitos – procure pagar o que está atrasado, caso não consiga pagar todo o montante, entre em contato com o seu credor para negociação da dívida
  • Pague suas contas em dia – tente não deixar que as contas passem do prazo de vencimento, isso indica que você é um bom pagador.
  • Pague o valor total de suas faturas – o parcelamento das faturas do cartão de crédito gera mais juros (aumentando o valor da dívida), o que compromete seu dinheiro no futuro e reduz o seu score.
  • Use apenas um cartão – isso fará com que as contas estejam centralizadas, quanto mais antigo for o cartão, mais histórico bom ele terá.

Qual é o prazo para que o nome seja retirado das listas de restrição? 

O prazo para que o nome do consumidor seja retirado das listas dos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Boa Vista), após a quitação da dívida é de 5 dias úteis.

É importante ressaltar, que se depois de 15 dias úteis, o nome permanecer negativado, pode ser fraude. Nesse caso, o consumidor poderá solicitar indenização.

Existe uma estimativa de tempo para que o pedido de financiamento seja aprovado?

Em tese, quando o nome fica limpo, o empréstimo poderia ser aprovado; mas isso não acontece na prática. As instituições financeiras avaliam outros fatores, são eles:

  • COMPROVAÇÃO DE RENDA – as instituições verificam quanto o consumidor recebe e qual é o valor financiamento;
  • MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA – as financiadoras precisam saber qual é a relação do consumidor com o crédito. Quando ele só compra no débito ou no dinheiro, dificilmente será bem avaliado.
  • DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA – ao realizar a declaração, o consumidor mostra que tem uma boa relação financeira.

Comentários estão fechados.