Quantos dias posso atrasar uma dívida antes de sujar o nome?

Entenda como funciona o processo de negativação após o atraso no pagamento de dívidas

Você se encontra com uma ou algumas dívidas em atraso e busca saber quantos dias uma dívida pode ficar em atraso até que o seu nome seja inscrito nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa e você fique oficialmente negativado?

Em primeiro momento podemos dizer para você ter calma, afinal apesar de ser uma situação bem complicada é preciso se acalmar e se planejar para quem sabe conseguir quitar esses débitos que podem estar colocando em risco o seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Afinal, com quantos dias uma dívida pode ser negativada?

O primeiro ponto a desmistificar aqui é que não existe um prazo específico para que uma empresa coloque o nome do devedor junto aos órgãos de proteção ao crédito, conforme entendimento do Código de Defesa do Consumidor.

Logo, o segundo ponto a se entender é que uma dívida não é negativada automaticamente após “x” dias de atraso como muitas pessoas imaginam.

O processo de inclusão de uma dívida junto aos órgãos de proteção ao crédito em todos os cenários é manual, e cabe ao credor definir quantos dias uma dívida pode ficar em aberto até sua negativação.

Nesse sentido, podemos esclarecer que não existe nenhum prazo para que o credor negative o nome do devedor pela falta de pagamento de uma dívida.

Sendo assim, com até mesmo um dia de atraso o credor poderá comunicar os órgãos de proteção ao crédito para que o nome do devedor seja negativado.

Contudo, essa não é uma conduta aprovada pelos órgãos de defesa ao consumidor, que sugerem que antes de negativar o devedor, devam ser criados canais para tentar negociar a dívida em aberto, seja por telefone. SMS, ou presencialmente.

Além disso, estamos em um momento de crise econômica em que mais de 60 milhões de pessoas em todo país estão negativadas, logo, atualmente as empresas estão bem toleráveis quanto ao período em que uma dívida pode ficar em aberto.

Por fim, ainda que não exista uma regra que determina quantos dias uma dívida pode ficar em aberto, normalmente a inclusão do devedor nos órgãos de proteção ao crédito acontecem seguindo duas etapas, sendo elas:

  • Após enviar três avisos formais ao devedor antes de contatar os órgãos de proteção ao crédito.
  • Esperar até 30 dias para comunicar SPC e Serasa.

Como funciona o processo de negativação do nome?

Caso o devedor realmente não pague a dívida e assim possa haver a negativação, será necessário que o credor comunique ao SPC e Serasa sobre o atraso do pagamento da dívida.

Dessa maneira o próprio SPC e Serasa entrará em contato com você em um prazo de até cinco dias para comunicar que o seu nome será negativado. Esse contato pode ser realizado por carta, ligação, SMS e demais canais.

Dessa maneira, após a entrega dessa mensagem o devedor terá ainda um prazo de até 10 dias para conseguir contatar o credor e regularizar sua situação.

Comentários estão fechados.