Quase 30% dos contribuintes ainda não entregaram Imposto de Renda e Contadores estão exaustos

Prazo termina na terça-feira (30) e é preciso correr com os documentos para não pagar multa

15

Na reta final do prazo, os contadores estão atarefados, como é o caso de Manoel Luiz Cardoso, que ainda deve fazer 40 declarações e aguarda informações dos clientes. 

“Vai ser um processo acelerado para mim. Estamos na expectativa para que alguém passe rapidamente esses documentos faltantes”. 

É a primeira vez que a cabeleireira Francielle Vieira irá declarar o imposto e já começou mal, deixando para a última hora teve que correr atrás de um contador. 

“Faz pouco tempo que abri a minha firma e pela correria do dia a dia e do salão, a gente é mãe também, chega em casa e não tem tempo para fazer pelo computador, eu decidi entregar para o contador de última hora pela correria”, justificou. 

Nessa época o contador Sebastião Cavallaro trabalha até 15 horas por dia, mas ele não recomenda a demora na entrega da declaração. 

“Muita gente deixa para entregar na última hora, o pessoal ainda não aprendeu, mas não é bom porque pode faltar algum documento, o site da Receita fica mais lento e corre o risco da pessoa não conseguir entregar”, alerta. 

Quem não entregar a declaração de Imposto de Renda paga multa que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.