Quem é Joe Biden, novo presidente dos EUA

0

Com 78 anos na data da posse, Joe Biden será o presidente americano a assumir o cargo com idade mais avançada

JOE BIDEN – Novo Presidente Americano

Juventude E Carreira No Senado

Biden, que foi criado em Scranton, Pensilvânia, e no condado de New Castle, Delaware, formou-se na Universidade de Delaware em 1965 e formou-se em direito na Syracuse University em Nova York em 1968. Durante esse tempo, ele se casou (1966) com Neilia Hunter e o casal mais tarde tiveram três filhos.

Depois de se formar em direito, Biden voltou a Delaware para trabalhar como advogado antes de se voltar rapidamente para a política, servindo no conselho do condado de New Castle de 1970 a 1972.

Ele foi eleito para o Senado dos Estados Unidos em 1972 aos 29 anos, tornando-se o quinto senador mais jovem da história. Cerca de um mês depois, sua esposa e filha morreram em um acidente de carro, e seus dois filhos ficaram gravemente feridos. Embora tenha pensado em suspender sua carreira política, Biden foi persuadido a ingressar no Senado em 1973 e foi reeleito seis vezes, tornando-se o senador mais antigo de Delaware. Em 1977 ele se casouJill Jacobs, uma educadora, e eles mais tarde tiveram uma filha.

Além de seu papel como senador dos Estados Unidos, Biden também foi professor adjunto (1991–2008) em Wilmington , Delaware, filial da Widener University School of Law.

Como senador, Biden se concentrou em relações exteriores , justiça criminal e política de drogas. Ele serviu no Comitê de Relações Exteriores do Senado, duas vezes como seu presidente (2001-03; 2007-09), e no Comitê do Judiciário, atuando como seu presidente de 1987 a 1995. Ele foi particularmente franco em questões relacionadas ao Kosovo conflito do final dos anos 90, instando a ação dos EUA contra as forças sérvias para proteger os kosovares contra uma ofensiva do presidente sérvio. Slobodan Milošević .

Na guerra do Iraque(2003-11), Biden propôs um plano de partição como forma de manter um Iraque unido e pacífico. Biden também foi membro do Comitê Internacional de Controle de Narcóticos e foi o senador principal ao redigir a lei que estabeleceu o cargo de “secretário antidrogas”, uma posição que supervisiona a política nacional de controle de drogas.

Corridas Presidenciais e Vice-Presidências

Biden perseguiu a indicação presidencial democrata em 1988 foi retirada depois que foi revelado que partes de seu discurso de campanha haviam sido plagiadas do líder do Partido Trabalhista britânico Neil Kinnock sem a devida atribuição. A campanha presidencial de 2008 nunca ganhou ímpeto e ele desistiu da disputa depois de ficar em quinto lugar no caucus democrata de Iowa em janeiro daquele ano. (Para a cobertura da eleição de 2008, consulte Eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2008. ) Depois que Barack Obama reuniu delegados suficientes para garantir a indicação presidencial democrata, Biden emergiu como favorito para ser o companheiro de chapa vice-presidencial de Obama.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Barack-Obama-hearing-Joe-Biden-Senate-Foreign-2005.jpg

 Em 23 de agosto, Obama anunciou oficialmente sua escolha de Biden como candidato à vice-presidência do Partido Democrata, e em 27 de agosto Obama e Biden garantiram a nomeação do Partido Democrata. Em 4 de novembro, a chapa Obama-Biden derrotou John McCain e sua companheira de chapa, Sarah Paline Biden também foi facilmente reeleito para sua cadeira no Senado dos Estados Unidos. Ele renunciou ao cargo no Senado pouco antes de fazer o juramento de vice-presidente em 20 de janeiro de 2009. Em novembro 2012 Obama e Biden foram reeleitos para um segundo mandato, derrotando a chapa republicana de Mitt Romney e Paul Ryan .

Como vice-presidente, Biden desempenhou um papel ativo no governo, servindo como um influente conselheiro de Obama e um defensor vocal de suas iniciativas . Além disso, ele recebeu atribuições notáveis. Ele ajudou a evitar várias crises orçamentárias e desempenhou um papel fundamental na definição da política dos EUA no Iraque. Em 2015 seu filho mais velho,Beau morreu de câncer no cérebro; Biden contou a experiência em Promise Me, Dad: A Year of Hope, Hardship, and Purpose (2017). Vários meses depois, Biden – que gozava de altos índices de favorabilidade, em parte devido a uma franqueza e maneira afável que ressoou no público – anunciou que não participaria da eleição presidencial de 2016, observando que a família ainda estava de luto. Em vez disso, ele fez campanha para Hillary Clinton , que acabou perdendo a eleição para Donald Trump .

A estreita relação de Biden com Obama ficou evidente quando este o surpreendeu com a Medalha Presidencial da Liberdade , com distinção, em 12 de janeiro de 2017, poucos dias antes de deixarem o cargo. Quando Obama apresentou a homenagem raramente concedida, ele se referiu a Biden como “meu irmão”. Mais tarde naquele ano, Biden e sua esposa estabeleceram oFundação Biden, um grupo de caridade envolvido em várias causas.

Resumo

Dados pessoais de Joe Biden

Nomes e sobrenomesJoseph Robinette Biden Jr.
Data de nascimento20 de novembro de 1942
Local de nascimentoScranton (Pensilvânia)
Partido políticoPartido Democrático (EUA)

Formação de Joe Biden

Depois de estudar na Archmere Academy, Joe Biden graduou-se em História e Ciências Políticas pela University of Delaware e mais tarde pela Syracuse University School of Law. Ele foi admitido no Bar Delaware em 1969.

Graduado em História e Ciência PolíticaUniversidade de Delaware1965
Graduado em DireitoFaculdade de Direito da Universidade de Siracusa1968

Experimente Joe Biden

Joe Biden começou a trabalhar em 1969 como advogado em Wilmington, uma cidade do estado de Delaware. Posteriormente, foi eleito membro do Conselho do Condado de New Castle (onde trabalhou entre 1970 e 1972) até se candidatar ao Senado pelo Partido Democrata em 1972, ano em que iniciou sua carreira política.

Escritórios políticos de Joe Biden

Candidato à presidência dos Estados UnidosEleições presidenciais de 2020Partido democrático2020
Vice-presidente dos Estados UnidosPresidência dos Estados UnidosPartido democrático2009-2017
Senador de DelawareSenado dos Estados UnidosPartido democrático1973-2009