Quem tem diabete tem direito a aposentadoria por invalidez?

Descubra se o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social que sofre de diabete pode ter direito a aposentadoria por invalidez.

Se você ou um ente querido foi diagnosticado com diabete, você pode estar se perguntando se pode obter aposentadoria por invalidez. 

A resposta curta é que depende. Aqui está o que você precisa saber sobre diabete e aposentadoria por invalidez.

Posso me aposentar por invalidez por ter diabete? 

Se você tem diabete, você pode ter direito à aposentadoria por invalidez se sua condição o impedir de desempenhar as funções essenciais de seu trabalho. 

Por exemplo, se você é um motorista de caminhão que não pode mais dirigir devido a problemas de visão relacionados ao diabete, você pode se qualificar para a aposentadoria por invalidez.

Para se qualificar para benefício de aposentadoria por invalidez, será necessário realizar a perícia médica do INSS, para confirmar sua inaptidão para as atividades laborais. 

Quais são os requisitos da aposentadoria por invalidez?

Para se aposentar por invalidez além do trabalhador se encontrar incapaz de se realizar suas atividades laborais é preciso também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Sem falar que o trabalhador devera cumprir os seguintes requisitos de acordo com Instituto Nacional do Seguro Social, sendo eles: 

  • ter a incapacidade total e permanente devidamente comprovada através de uma perícia médica feita no INSS ou no órgão público que você trabalha, inclusive tendo que constar a informação que é impossível a reabilitação em outro cargo ou trabalho;
  • cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os trabalhadores do INSS);
  • Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.

Documentos necessários para solicitar a aposentadoria por invalidez

Como mencionado para obter a aposentadoria por incapacidade permanente o trabalhador deverá realizar a perícia médica do INSS para comprovação da incapacidade, por isso, os seguintes documentos podem ajudar na comprovação: 

  • Atestados médicos; 
  • Relatórios; 
  • Exames; 
  • Laudos; 
  • Receitas de medicamentos; 
  • Prontuários. 

Como solicitar o benefício por incapacidade permanente?

Aqueles que cumprem os requisitos para solicitar o benefício por incapacidade permanente podem solicitar o benefício no site Meu INSS, aplicativo do INSS ou pela central de atendimento 135.

Quando se trata da aposentadoria por invalidez será necessário realizar o agendamento da perícia médica do INSS, neste caso, será dado a você um horário e localidade, é necessário comparecer e levar consigo documentos comprobatórios. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.