Uma pergunta corriqueira que sempre me fazem é: “Doutora, eu posso prestar Concurso Público com o meu ‘nome sujo’?”.

Em regra a resposta é sim. A pessoa que tem o nome inserido no SPC e/ou Serasa, ou em qualquer outro Órgão de Proteção ao Crédito, pode participar de Concursos Públicos e assumir o cargo normalmente caso seja aprovado.

Nos moldes do art. 5º da Lei nº 8.112/90, para participar de Concursos Públicos, é necessário:

 I – a nacionalidade brasileira; 

II – o gozo dos direitos políticos; 

III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais; 

IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; 

V – a idade mínima de dezoito anos; 

VI – aptidão física e mental; e outros requisitos estabelecidos em Lei, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo.Portanto, em regra, o indivíduo com o “nome sujo” pode sim prestar Concurso Público.

Todavia, existem cargos que exigem no Edital do Concurso o “nome limpo”, como, por exemplo, funcionários de Bancos. Nesse caso, se a pessoa com o “nome sujo” for aprovada no Concurso Público, ela deverá ter a posse do cargo, mas deverá assumir o compromisso de “limpar” seu nome dentro de um prazo legal ou determinado pelo Contratante.

Se você passou em um Concurso Público e teve a sua posse no cargo negada por causa de seu “nome sujo”, pelo amor de Deus, contrate um (a) Advogado (a) para ingressar, imediatamente, com um Recurso Administrativo ou com um Mandado de Segurança dentro do prazo legal, para garantir o seu ingresso na carreira, mas não perca, JAMAIS, um Cargo Público por causa de um “nome sujo”, POR FAVOR!

DICA: Saiba como se passar em qualquer concurso

Conheça o programa: “Desafio 28 Dias: Você Aprovado!”. O Desafio 28 Dias: Você Aprovado, é um programa de treinamento para concursos públicos que tem por objetivo capacitar estudantes de concursos com todas as habilidades necessárias para que, em 28 dias (4 semanas), estejam totalmente aptos a estudarem com alta eficiência e dominando as técnicas de estudo corretas, para que finalmente possam estudar de forma adequada até que alcancem sua aprovação.

O Desafio 28 Dias é um programa de treinamento 100% prático com duração de 28 dias, no qual vamos ensinar o Método Mais Fácil e Garantido para Passar em Concursos Públicos em Até 1 Ano, Partindo do Zero, Mesmo que Você Seja Iniciante ou Tenha Pouco Tempo Para Estudar. Quer saber mais? Clique aqui e conheça agora mesmo o Desafio 28 dias!

Conteúdo original Censura Zero