Você já pensou em abrir um food truck? Passamos a maior parte do dia na rua, por conta disso, a alimentação fora de casa se tornou algo comum. Entre lanchonetes, padarias e restaurantes, encontram-se também os food trucks, que suprem a necessidade de quem procura comida rápida e de fácil acesso.

Apesar dos trucks existirem há muito tempo, no Brasil, começou a ganhar força em 2014 e desde então não parou. Muito mais que apenas uma moda esse ramo já se tornou um tipo de empreendedorismo. Se você pensa em abrir um food truck, saiba que existem uma série de procedimentos necessários para isso. Confira:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM FOOD TRUCK:

LEGISLAÇÃO

No nosso país, apenas dois estados possuem uma legislação especifica, sendo eles Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o Sebrae, as leis determinam as condições de uso dos equipamentos, a necessidade do termo de condição de uso, as obrigações dos permissionários e a exigência de seguir as legislações sanitárias existentes. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os proprietários devem seguir as orientações básicas para garantir a qualidade dos alimentos e um armazenamento livre de contaminação.

CARDÁPIO

Para abrir um food truck, primeiramente você deve ter em mente o cardápio que quer oferecer. A maior função dos food trucks é serem rápidos e terem qualidade. Descarte comidas muito elaboradas e difíceis de ser preparadas. Aposte em alimentos funcionais que colaborem para a saúde dos clientes, sabores e formatos inovadores. Tente se diferenciar das comidas de rua comuns.

A localização em que você estará com o seu food truck também conta muito para te ajudar a definir o cardápio, pesquise sobre os outros trucks vizinhos e faça algo diferente, assim você não terá uma concorrência direta.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanosque você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu food truck, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

Anúncios
  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

ESCOLHA O LOCAL

Por ser uma cozinha sobre rodas, os food trucks podem se deslocar em diversos pontos diferentes, tudo depende do seu tipo de negócio. A localização é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um food truck, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

Para operar nas ruas da cidade, é necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Consulte a Prefeitura para verificar os endereços definidos e quais são as restrições para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade. Ao receber a licença poderá operar apenas no local licenciado.

Além dos pontos específicos para food truck (food park), procure locais com grande fluxo de pessoas, como estacionamentos de lojas comerciais, locais próximos a empresas, parques, baladas e etc.

Outra alternativa aderida pelos donos dos trucks são os eventos privativos, festas de aniversários, casamentos, feiras gastronômicas, entre outros.

Via Abertura Simples

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.