Ficou no passado o tempo em que as pessoas escolhiam uma carreira e a seguiam a vida toda. Você vai encontrar muitas pessoas assim, é claro. Mas já não há problema algum em decidir, a qualquer momento, que o seu sonho é exercer outra profissão.

Porém, sabemos que essa não é uma missão simples. O processo de transição de uma carreira para outra pode levar alguns anos e, sem a devida preparação, certas barreiras podem parecer intransponíveis. Uma das mais relevantes, sem dúvida, é a falta de tempo.

Durante um longo período você terá que aprender a conciliar o seu dia a dia de trabalho na atividade exercida com o aprendizado de uma nova profissão e, muitas vezes, com valores menores de salário. Será que existe um jeito mais fácil de aprender sem perder tanto tempo?

Entenda o seu novo  

São vários os obstáculos que precisam ser superados quando se trata de mudar de carreira. Para começar, tenha em mente que você precisa entender como funciona o novo no qual você pretende entrar.

Descubra quais são as qualificações exigidas, quanto pagam os melhores cargos e quais são as consideradas referência na área. Converse também com profissionais que já atuam nesse setor e colha impressões dele sobre como é trabalhar no emprego dos seus sonhos.

Adquira conhecimento 

Ao descobrir em quais áreas você precisa se aperfeiçoar é hora de ir em busca de conhecimento. Nem todas as profissões requerem que o profissional tenha um curso de graduação ou um MBA. Em muitos segmentos, seu conhecimento é tudo que basta para começar.

Baseado nisso, de curta duração são o melhor caminho para começar. Primeiramente, eles são mais acessíveis e, por essa razão, custam menos. Em segundo lugar, tenha em mente que há uma grande oferta de online, perfeitos para quem não tem tempo a perder.

online: por que você deve investir neles?

Quem está mudando de profissão não pode perder tempo. Se você já investiu quatro anos em uma faculdade, por exemplo, talvez não esteja disposto a esperar mais quatro anos para conseguir dar os primeiros passos em uma nova área.

Os online são perfeitos nesse momento, pois permitem que os estudantes encaixem os conteúdos em horários livres. Não há a necessidade de se deslocar até um local, em um determinado horário, todas as semanas.

Para estudar online, tudo o que você precisa é ter um smartphone com conexão à internet. Por meio dele você assiste às videoaulas, lê as apostilas relacionadas ao curso e tira dúvidas via mensagens diretamente com os professores.

Trata-se de uma forma prática e acessível para todos. Se você precisar viajar ou ainda se for preciso cuidar da casa durante a semana, não tem problema. Em qualquer lugar em que você estiver é possível estudar um pouco e se preparar para a sua nova profissão.

Quais online eu posso fazer?

A lista de online disponíveis é muito extensa. Basta escolher uma área e provavelmente você encontrará relacionadas. O segredo aqui é ser mais específico, pois você não tem tempo a perder. E é justamente aí que os online levam vantagem.

Para certas instituições de ensino, abrir turmas para um curso muito específico significa limitar bastante o número de interessados. Para que os custos sejam cobertos, é preciso que pelo menos uma turma feche e as chances de isso acontecer são maiores em mais generalistas.

Entre os online esse problema não acontece. Se apenas um candidato estiver interessado em um curso, ainda assim a instituição consegue liberá-lo para que você possa cursar online. Isso faz com que a oferta seja maior e mais atrativa para quem quer ir direto ao ponto.

O mercado reconhece os online

Quando os primeiros online surgiram, muitas pessoas desconfiaram da qualidade deles. De fato, a infraestrutura disponível era mais precária e o acesso a internet não era tão simples como nos dias de hoje. Porém, ao buscar o ensino a distância hoje você encontrará um cenário completamente diferente.

Em determinadas áreas, muitas dão preferência aos candidatos que tenham optado por estudar online. Isso porque é bem provável que eles tenham conhecimentos mais específicos do que o de profissionais que optaram por presenciais mais generalistas.

Em outras palavras, o fato de estar sempre atualizado, preenchendo o seu currículo com novos faz com que você se destaque perante os demais, ainda que você não tenha graduação ou pós-graduação em uma determinada área.

Amplie sua rede de contatos e comece a crescer

Para conseguir boas oportunidades no mercado, seja na sua área atual ou na futura, o melhor caminho é recorrer ao networking. Conhecer profissionais em palestras, feiras, congressos e demais eventos comerciais é uma forma de compreender quais são as exigências do mercado e se adaptar a elas.

A fase de preparação para a mudança de carreira é um período muito importante. É o momento de fazer uma reserva financeira e de se qualificar para as etapas que virão a seguir. Investir alto em uma graduação, por exemplo, nem sempre é o melhor caminho.

Muitas vezes, os mais simples são aqueles capazes de abrir portas mais rápido. Portanto, não desconsidere essa opção. Cursos online com certificado são capazes de atestar a sua qualidade da mesma maneira que faculdades e universidades. Basta se dedicar e encontrar as oportunidades certas.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o , além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!