Quer obter sucesso no mercado de importações? Estude-o!

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Quem atua no mercado das Importações enfrenta inúmeros desafios. Mas o conhecimento de que a atividade do Importador é desafiadora, não é segredo para todos aqueles que fazem parte desse universo.

A questão, de fato, é entender como enfrentar os obstáculos de maneira mais ágil, tomando decisões mais assertivas sem perder o timing ideal.

Muito mais que entender os processos e o beabá da importação, é extremamente importante permanecer atendo ao mercado — ou seja, às oportunidades e aos sinais que ele apresenta.

Para isso, a prática de análise de mercado deve estar presente no dia a dia dos importadores.

O conceito dessa atividade não é difícil de entender, mas a compreensão de como aplicá-la, de verdade, ainda é um processo em evolução dentro do segmento.

Por que estudar seu mercado?

Bom, antes de aplicar e abraçar a análise de mercado no seu negócio de importação, é interessante entender quais são as reais vantagens de desempenhá-la na sua estratégia. Por isso, fizemos uma lista com cinco bons motivos para começar agora! Olha só:

Identificar novas oportunidades de negócio

A importação gera diversos dados ao longo de seus processos. E, para identificar novas oportunidades, estar atento a essas informações pode trazer conclusões muito mais assertivas. Mas como essas conclusões podem auxiliar o seu negócio a ter mais lucratividade?

Bom, para entender melhor, é preciso buscar saber quais são os seus diferenciais competitivos e também quais são os diferenciais da concorrência. Para isso, a análise dos dados é essencial e pode impulsionar o crescimento do seu negócio.

Gerir e encontrar fornecedores

Um bom exemplo de aproveitamento dos dados para gerar novos negócios é a busca por fornecedores.

Afinal, para reduzir os custos da Importação e ter acesso aos melhores prazos, é muito importante realizar uma triagem e ter uma boa gestão de fornecedores.

Essa prática é essencial porque eles possuem um papel extremamente relevante na atividade de importação.

O acesso à matéria-prima de qualidade possibilita a realização de um serviço com qualidade e, consequentemente, o impacto desses critérios no trabalho do importador é enorme.

Por isso, analisar quais são os fornecedores possíveis para o seu mercado e conhecer a fundo quais são os preços e prazos praticados por eles, pode trazer uma grande vantagem competitiva.

Prospectar novos clientes

A prospecção de clientes também se torna muito mais assertiva com a análise do mercado. Isso porque, com esse estudo, é possível compreender as reais necessidades do seu cliente e entender qual é o seu target.

Esse maior entendimento do mercado é viável com a realização de pesquisas. Porém, esse processo pode ser muito mais simples com a utilização de uma plataforma de inteligência, que reúne informações relevantes como, por exemplo, quais são os produtos que estão gerando mais oferta e demanda.

Assim, fica mais simples encontrar as empresas que demandam os produtos que você tem a oferecer e, consequentemente, realizar propostas mais competitivas para fechar o negócio.

Identificar tendências de mercado

A análise de mercado possibilita uma compreensão muito maior sobre as variações do cenário econômico e, consequentemente, sobre as tendências do mercado. Observar os concorrentes é uma prática muito benéfica e que ajuda na descoberta de novas inclinações.

Interpretando as ações externas e dos clientes é possível identificar padrões, e são eles que vão auxiliar a sua empresa a entender os direcionamentos que o mercado está seguindo, fazendo com que você não fique para trás nesse contexto.

Otimizar seu processo de tomada de decisão

O que o seu concorrente está fazendo? Quais são as variações que estão acontecendo na economia? Como está o andamento dos acordos comerciais? Utilizar apenas o feeling para decidir o direcionamento estratégico envolve inúmeros riscos, principalmente se tratando de tomar decisões para o seu negócio.

Por isso, fica muito mais simples se as informações-chave que irão determinar a sua estratégia comercial estiverem à mão, não é? A transparência nas informações sobre os embarques, NCMs, prováveis importadores e exportadores, preços de importação e classificação de mercadorias é essencial para fazer com que a escolha do seu direcionamento seja mais segura e baseada em fatos concretos.

Como fazer a análise de mercado na Importação?

O primeiro passo é estabelecer uma cultura aprofundada de gestão da informação. A definição de KPIs — que são métricas para analisar e estruturar parâmetros de avaliação — é essencial para o estabelecimento dessa cultura.

Além disso, a utilização de uma plataforma de inteligência que possibilita a criação de relatórios, e que apresenta as informações em forma de gráficos, facilita muito a análise do seu mercado.

A LogComex tem a missão de criar soluções inteligentes para revolucionar o comércio exterior.  

A nossa plataforma reúne dados de mais de 300 fontes públicas, disponibilizando essas informações para os clientes em um ambiente web.

Toda essa simplificação das informações geradas pelo comércio exterior, tanto na importação quanto na exportação, faz com que profissionais tenham muito mais transparência para tomar decisões dentro de um mercado tão competitivo.

Se você é importador e ainda não utiliza a tecnologia para facilitar o seu trabalho, não está aproveitando todo o potencial do seu negócio.

Por Helmuth Hofstatter