Quer transformar seu negocio e encarar o mercado competitivo? Invista no gerenciamento de custos!

0

A gestão de custos exerce papel fundamental no estabelecimento do propósito sobre o que fazer com a economia trazida pela redução de custos.

Além disso, e provavelmente mais importante, atuar ativamente no planejamento e controle estratégico da organização, de maneira a convergir recursos e esforços na redução de custos para transformar o negócio e, desse modo, criar condições de sustentar a competição em ambientes cada vez mais disruptivos.

De modo geral, as empresas utilizam as suas economias de custos em certas situações específicas, que atendem aos planos estratégicos em prática.

Sob uma perspectiva evolutiva, esses recursos seriam utilizados para recuperar, financiar, crescer e agora transformar o negócio.

O objetivo dessa transformação é criar flexibilidade e a capacidade de responder rapidamente às mudanças, quer você as observe primeiro ou esteja respondendo as ações da concorrência.

O movimento em direção ao ambiente digital torna isso possível, por meio da aplicação da Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e big data.

O processo de transformar o negócio, remete ao redesenho do modelo operacional, quer dizer, a maneira de como o negócio é realizado.

Para isso, novos recursos e novas capacidades terão que ser desenvolvidas para o surgimento de algo novo e totalmente diferente. Esse novo status quo permitirá à organização, condições para competir nesse ambiente de ruptura.

O atingimento da maturidade de custos, representado pelo processo contínuo do gerenciamento de custos, requer alguém responsável no nível executivo, para identificar oportunidades para mudanças fundamentais na forma como geram valor para os seus clientes.

Essa nova abordagem provocará uma modificação no papel dos atuais gerentes de custos tornando-os líderes em processos de transformação de custos.

Por Flavio Roberto Mantovani é professor do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais da Universidade Presbiteriana Mackenzie.