Quero me aposentar em 2019, devo solicitar ou devo esperar?

Quando se aproxima a hora da aposentadoria muitas dúvidas surgem em relação ao momento mais acertado para requerê-la. Essas dúvidas aumentam ainda mais quando temos uma reforma da Previdência Social na pauta do governo.

Saiba então que existem dois fatores que devem ser levados em consideração para o início do gozo da tão desejada aposentadoria: o tempo de contribuição e a idade.

O tempo de contribuição, antes chamado de tempo de serviço, requer que o segurado tenha 30 anos de contribuição (se mulher) ou 35 (se homem). Importante salientar que esse tempo não precisa ser ininterrupto.

Anúncios

Já a aposentadoria por idade, desde que o contribuinte tenha atingido 180 contribuições, pode ser requerida a partir dos 60 anos (se mulher) ou 65 anos (se homem).

Não é raro no dia a dia do nosso escritório atendermos clientes que buscam informações sobre aposentadoria e, após analisarmos sua documentação e calcularmos o valor inicial que terá de aposentadoria, constatamos que trabalhando por mais um ou dois anos, poderá ter um valor inicial de aposentadoria 40%, 50% maior, ou seja, se o cliente tivesse ido por conta própria a uma agência da previdência social e solicitado sua aposentadoria direto no balcão iria se aposentar com um valor inicial bem menor.

Por isso, consultar um advogado especializado em Direito Previdenciário é fundamental para que o segurado não tenha surpresas na hora de receber sua aposentadoria.

Leia Também:  Como funciona a aposentadoria por invalidez para pessoas com câncer?

Existem ainda situações especiais inerentes a determinadas profissões ou situações em que a lei autoriza a aposentadoria com menor tempo.

Portanto, a escolha de um advogado especializado em Direito Previdenciário de sua confiança é de extrema importância e pode fazer a diferença para que sua aposentadoria tenha um valor mais vantajoso.

Leia Também:  Aposentadoria por Invalidez: Saiba como requerer o adicional de 25%

Se você está próximo de se aposentar, procure logo um advogado especializado em Direito Previdenciário, já que teremos muito em breve uma reforma da Previdência Social.

Dica: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo via Moraes & Silva Advogados