Radio Contabilidade: Quase 50% dos contadores são mulheres

Primeiro, sobre o encontro de 2.200 mulheres que trabalham no setor de contabilidade, em todo o Brasil, que está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu, nesta semana. Segundo, que o futuro é de mais mulheres contadoras do que homens. Prova disso é o número maior delas nas Faculdades de Ciências Contábeis. Quem diz isso não sou eu. É a coordenadora do X Encontro Nacional das Mulheres Contabilistas, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucelia Lecheta.

Sonora: “A grande maioria das instituições têm um número maior de mulheres estudando ciências contábeis do que homens, o que nos leva a crer que, daqui a algum tempo, a gente vai estar com uma participação igualitária aos homens e talvez a gente passe até a ser uma maioria feminina.”

No presente, nos 27 conselhos regionais de contabilidade, apenas oito mulheres são presidentes. Mas no geral, profissionais registrados, 48% são mulheres contadoras. Na Região Norte, esta proporção aumenta, para o lado da mulher. E isto, segundo Lucelia Lecheta, que tem uma empresa de contabilidade onde só emprega mulheres, tem o lado positivo:

Sonora: “Ela tem mais organização, é mais cuidadosa. E, é óbvio, a gente tem que dividir as tarefas com os homens, não pode ser nem muito ao céu nem muito à terra, estamos em uma outra fase.”

Este modo de agir da mulher contabilista, segundo Lucelia Lecheta, e isto vai ser discutido no Encontro Nacional, é muito importante, diz ela, principalmente “neste momento de crise econômica e moral pela qual o país passa”. Afinal, completo eu, a figura do contador é peça importante na hora dos escândalos de corrupção e, mais ainda, para evitar que isto aconteça nas empresas.

Radio Contabilidade e EBC:

Conheça a Radio Contabilidade: www.radiocontabilidade.com.br





[useful_banner_manager banners=21 count=1]

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios
1