Você está com dificuldades para alterar o nome de sua empresa MEI? Saiba que é possível fazer a alteração a qualquer momento. Porém, você deve saber que pode trocar apenas o nome fantasia MEI, enquanto a razão social MEI permanecerá da mesma forma.

Mas, qual a diferença entre o Nome Fantasia e a Razão Social MEI?

O nome fantasia é utilizado comercialmente. É como sua empresa será conhecida na sociedade em geral e, consequentemente, entre seu público-alvo. Ou seja, é como todo mundo vai chamar a sua marca! Nosso nome fantasia é MEI Fácil ?


É comum que os nomes sejam alterados por falhas de digitação, por reposicionamento no mercado e até para se diferenciar de concorrentes que tenham nomes parecidos.

No entanto, se você não consegue alterar a razão social MEI é por um motivo simples: nas regras do regime de empresa MEI, a razão social será sempre seu nome completo e CPF.

Como funciona a razão social MEI

E por que isso acontece? É porque a razão social é o nome oficial e verdadeiro de seu empreendimento. Este nome é o que ficará registrado junto ao governo e a outros órgãos.

A razão social MEI também estará presente nos documentos que serão emitidos por você como contrato de prestação de serviços e de admissão de funcionáriobem como notas fiscais.

Ele é que vai constar em documentos oficiais como processos judiciais, processos licitatórios, questões burocráticas, etc.

Por que a razão social MEI é diferente?

Geralmente, a razão social é composta pelo nome do empreendimento + o ramo de atividade + a categoria e a natureza do empreendimento.


Como esse tipo de razão social não é aplicado ao MEI, a razão social não pode ser composta pelo “Nome fantasia, mais o ramo da atividade, mais a categoria de empreendimento MEI”.

O Microempreendedor Individual pode ter até 16 atividades, sendo 1 principal e até 15 atividades secundárias. Independente dos tipos ou quantidades de atividade, a razão social será sempre a mesma: o nome completo da Pessoa Física seguido do CPF do titular do MEI.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo via MEI Fácil