17°C 28°C
Uberlândia, MG

Reajustar honorários: qual a melhor forma de fazer isso?

Reajustar honorários: qual a melhor forma de fazer isso?

12/01/2016 às 10h55
Por: jornalcontabil
Compartilhe:
Fonte: Google
Fonte: Google
Um dos momentos mais complicados na vida de um contador é reajustar contratos com os clientes. No entanto, é natural que as contas devam ser refeitas. Mesmo quando há uma correção anual acordada em contrato, que prevê um índice de reajuste anual (INCP, IGPM, IPC, etc), esta atualização pode ficar defasada. Mas então, como enfrentar o cliente com segurança e conseguir o reajuste desejado? Em primeiro lugar, entenda que um contador é um prestador de serviço com contrato que prevê tarefas mensais com um honorário fixo pré-estabelecido. Quando esses contratos se prolongam por muito tempo (em muitos casos ele nem tem previsão de encerramento), a atualização pode não ser suficiente e o trabalho deixa de ser rentável. Isto acontece porque geralmente não está incluso na conta fatores como: o reajuste salarial dos empregados, os aluguéis, o condomínio e outras despesas que não acompanham o ritmo do índice de reajuste. Outro fator que não está incluso no contrato é o crescimento do serviço. Conforme a empresa cresce – o que aumenta número de colaboradores, clientes, fornecedores, documentos, etc -, o custo também cresce, uma vez que exige uma maior quantidade de horas de trabalho. Por isso, às vezes é preciso rever o valor dos honorários e fazer um reajuste extra. Mas e agora, como enfrentar o cliente? É esta a parte que todos nós tememos: você quer manter a rentabilidade do negócio, mas também não quer perder o cliente. A certeza de que é, realmente, necessário aumentar o valor contratado deve ser absolutamente concreta e não subjetiva. Por isso, antes de marcar uma reunião, faça algumas verificações: • o tempo investido está certo ou aumentou devido a pessoas despreparadas? • o software utilizado é o mais apropriado e está sendo utilizado corretamente? • os custos foram adequadamente considerados? • há algo que o cliente possa fazer para conter o reajuste extra? • pesquise junto à concorrência para saber qual é o valor praticado • identifique os valores que o cliente percebe nos serviços prestados por sua equipe. Com as respostas que você obtiver acima, prepare bem a estratégia de apresentação da nova proposta. Aponte os dados de forma clara e concisa e seja franco com o seu cliente a respeito dos motivos pelos quais é necessário reajustar o valor. O problema é se o cliente não compreender as suas razões, pois ficará com a impressão que você está sendo apenas ganancioso. Matéria: https://blog.contadorparceirosafeweb.com.br/reajustar-honorarios/
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
17°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

17° Sensação
1.55km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 20°
Dom 29° 21°
Atualizado às 06h09
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,04%
Euro
R$ 5,51 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 361,496,20 -0,79%
Ibovespa
125,573,16 pts 0.36%