Receita Federal alerta para novo golpe por e-mail

0

A Receita Federal em João Pessoa emitiu um alerta de golpe sendo aplicado utilizando uma mensagem falsa em nome do órgão comunicando pendência ou divergência na declaração de Imposto de Renda. De acordo com declaração publicada na sexta-feira (23), assinada pelo delegado da Receita em João Pessoa, Marialvo Laureano, a Receita Federal não envia emails sem autorização do contribuinte, nem autoriza parceiros e conveniados a fazer isso em nome do cidadão.

E-mails Fraude

Ainda segundo a Receita Federal em João Pessoa, os e-mails identificados como fraude utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais da Receita, enganando o contribuinte com apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras.

“O perigo geralmente está nos links indicados na correspondência, eles costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares (software malicioso)”, afirmou o delegado em nota.

O Programa Gerador de declaração deve ser obtido diretamente pelo site da Receita Federal. Em caso de e-mails duvidosos, não é recomendado baixar arquivos anexados, nem acione links indicados, para outras páginas na web, mesmo que esteja escrito o nome da Receita Federal, pois de acordo com a Receita, podem capturar informações confidenciais do usuário.

Para esclarecimentos, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.