Receita Federal: alterações no e-CAC para maior estabilidade do sistema

Mudanças são necessárias para dar conta ao volume de entregas de declarações do IR na reta final

Desde segunda-feira, dia 16, a Receita Federal (RF) emitiu comunicado informando que durante o período das 8h às 23h somente será permitido o acesso humano ao Portal e-CAC ou por ferramentas robotizadas de baixa repetição, limitadas a 500 requisições por segundo de uma mesma origem.

A alteração de perfil de acesso também ficará limitada, podendo ser realizada somente a cada 30 segundos nas próximas duas semanas. Os usuários do sistema devem ficar atentos, pois as tentativas de acesso comprometem a performance dos sistemas da Receita Federal durante o horário comercial.

A ação visa garantir a estabilidade do Portal e-CAC durante as últimas semanas do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR), que termina em 31 de maio.

Essa atitude já é uma prevenção para o que ocorreu no ano passado, quando a plataforma teve instabilidade e usuários não conseguiam enviar documentos. O problema foi justamente o excesso de acessos simultâneos efetuados por robôs, chegando a picos, em horários comerciais, de milhões de acessos de origens únicas por segundo (uma só pessoa).

Dessa forma, a solução encontrada pela RF para garantir a estabilidade do e-CAC foi restringir o acesso para o horário comercial o volume de acesso de no máximo 500 requisições por segundo da mesma origem. Portanto, é bom prestar atenção e não deixar as entregas do IR para a última hora, a fim de evitar problemas.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.