Receita Federal anuncia aplicativo que unificará os serviços do órgão.

Foi anunciado nesta quarta-feira (06), um aplicativo para aparelhos celulares que unificará vários serviços do governo federal.

O aplicativo promete facilitar a vida do cidadão, a realização de diversos procedimentos será disponibilizado pelo novo software. Será possível efetuar a declaração do Imposto de Renda e acompanhar vários processos em aberto referentes a Pessoas Físicas. 

Agendamentos também serão disponibilizados pelo aplicativo, dessa forma o indivíduo não precisará mais acessar diferentes plataformas para ter acesso aos serviços do governo. A unificação de serviços por meio do aplicativo facilitará a vida do brasileiro. 

Aplicativo lançado pela Receita Federal

Atualmente, existem diversos aplicativos de serviços da Receita Federal como o IRPF, pedido eletrônico de restituição, e-Social Doméstico, Ressarcimento ou Reembolso, e-Processo, PerDcomp (Declaração de Compensação), CAEPF (Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas) e Saga (Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento). 

São vários serviços da Receita Federal que devem ser acessados por plataformas diferentes, esse tipo de segmentação pode confundir o cidadão devido à variedade de softwares dedicados ao órgão governamental. 

A proposta é trazer um sistema unificado que facilite o acesso da população. O aplicativo que vem sendo elaborado pela Receita Federal deverá ser lançado no ano de 2022, mas a espera deverá valer a pena dado que será possível usufruir dos serviços em uma única plataforma. 

Por enquanto a população deve seguir utilizando os diversos softwares dedicados aos serviços da Receita Federal. A população também pode ter acesso ao site do órgão que também oferece serviços digitais. Em alguns casos será necessário que o cidadão realize o agendamento para obter atendimento presencial, esse agendamento também deverá ser feito virtualmente. 

O novo software será desenvolvido para operar em aparelhos com o sistema Android e iOS, ele poderá ser obtido gratuitamente. Para obter o app é necessário acessar a loja de aplicativos que corresponda ao sistema operacional do aparelho celular, sendo a App Store e a Google Play. 

O sistema deverá ser unificado ao Gov.br, plataforma que já permite acesso único a vários portais e serviços do governo federal.

Vale relembrar que a unificação de todos os serviços em um único aplicativo deverá acontecer somente em 2022.

Cadastro no Gov.br

Para autenticar o login no aplicativo será necessário ter registro na plataforma online do governo federal: Gov.br.

Atualmente o registro no site vêm servindo para a autenticação em diversos portais dedicados a serviços públicos. O mesmo deverá valer para o aplicativo unificado da Receita Federal. 

Comentários estão fechados.