Receita Federal manda contribuinte rezar para processo dar certo

0
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vários serviços públicos estão sendo digitalizados, a fim de garantir agilidade e, principalmente, a melhoria no atendimento ao contribuinte.

No entanto, essa proximidade com os órgãos públicos, que é garantida pela tecnologia, tem levantado questões relacionadas ao despreparo quanto à forma de orientação para resolver suas demandas. 

É o caso de um contribuinte que foi orientado pela Receita Federal a “rezar” para que seu processo fosse analisado dentro do prazo.

Chegou até nossa redação informações de que o contribuinte precisou abrir um processo referente a um REDARF, que se trata de um documento utilizado pelo contribuinte faça pedidos de retificação de erros, por ele cometidos, no preenchimento de DARF/ DARF. 

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília – Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Então, após “rezar” para que seu processo fosse analisado e houvesse o deferimento do processo, o contribuinte deveria retornar ao atendimento por chat para dar continuidade na resolução do seu problema.

Sendo assim, é importante destacar que costumamos noticiar através de nossos canais, os vários serviços que são oferecidos aos cidadãos, incluindo os benefícios de obter atendimento virtual. 

Mas, também é necessário que é a Receita Federal oriente o contribuinte de forma adequada aos serviços que estão sendo oferecidos, visto que isso proporciona um sentimento de segurança ao contribuinte.

Por outro lado, ao mandar que o contribuinte reze para ter seu pedido atendido, causa a impressão de que o problema não será solucionado. Por conta disso, temos uma imagem de ineficiência no serviço que é oferecido pelo órgão.

Vale ressaltar que essa situação está comprovada através de prints das mensagens que foram enviadas, além das respostas que foram dadas pela Receita Federal

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.