Receita Federal realiza a padronização na emissão de NFS-e

Plataforma de Administração Tributária Digital irá unificar a emissão de todas as notas fiscais

No último dia 30 de junho a Receita Federal lançou a Plataforma de Administração Tributária Digital com o intuito de unificar o padrão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e). O projeto ocorreu a partir de um convênio entre o Distrito Federal e os municípios brasileiros.

A Nota Fiscal eletrônica é um documento, de forma digital, usado para formalizar a venda de produtos e serviços, tanto no ambiente físico, quanto no ambiente digital. Ela está em vigor desde 2006 no Brasil. A NF-e substitui os papéis utilizados para realizar a emissão manual da Nota Fiscal. 

A partir de sua implementação, os processos fiscais se tornaram mais rápidos e simples, além de reduzir os custos.  Afinal, ela é responsável por registrar as operações de prestação de serviços de forma digital. O documento é armazenado em Ambiente Nacional pela prefeitura, fisco ou entidades conveniadas. 

Sobre o novo sistema de padronização de NFS-e

A nova plataforma oferece inúmeros serviços relacionados a administração tributária que beneficia diretamente as empresas e os municípios. A solução foi projetada por meio dos diálogos com os entes federados para atender as especificidades das legislações municipais. 

Além disso, ela é capaz de atender tanto municípios com milhões de habitantes, quanto aqueles com menos de 60 mil pessoas. A padronização nacional das notas fiscais de serviços será um importante marco digital na era da contabilidade.

As funcionalidades podem ser adaptadas de acordo com os diferentes portes de empresas, melhoram a competitividade interna e estimulam novos investimentos. 

Os municípios que quiserem aderir ao convênio poderão buscar mais informações na Delegacia da Receita e assinar o termo de adesão. O programa é realizado por meio da parceria da Receita Federal com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais – Abrasf, a Confederação Nacional de Municípios – CNM, a Frente Nacional de Prefeitos – FNP, o Sebrae, o Serpro, além de 60 entidades e 114 empresas.  

Benefícios da NFS-e 

Assim como os outros tipos eletrônicos, a Nota Fiscal de Serviço eletrônica traz inúmeras vantagens para o negócio como a redução de custos, validade jurídica e fiscal, diminui as chances de erro, simplifica os processos, promove a segurança, possibilita a integração entre cidades, e muitas outras.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.