Receita Recorrente: Quais são as vantagens?

0

Entenda o que significa Receita Recorrente e como funciona na prática

A Receita Recorrente, nada mais é do que um modelo de negócio lucrativo e sustentável, que representa o sonho de todo empreendedor.  Afinal, qual gestor não gostaria de saber previamente o  seu faturamento, ao menos pelos próximos meses?

Essa metodologia se resume em saber, de forma precisa, as receitas e despesas de um negócio, ao longo de, ao menos, um ano. Com certeza esse fator auxilia bastante no crescimento da empresa, uma vez que se podem fazer previsões de faturamento, investimentos e previsão de riscos.

E o que é Receita Recorrente?

No modelo de receita recorrente o negócio conta com o tipo de cliente que realiza pagamentos frequentes e sequenciais, regulamentados via contrato firmado entre as partes, para ter acesso a produtos ou serviços oferecidos pela empresa com a qual ele firmou um contrato. Em geral são valores pré-determinados numa frequência mensal. Pode acontecer de ser uma prestação de serviços que tenha variação de valores conforme o consumo. Mas ainda assim, os valores podem variar, no entanto a receita entrará com certeza.

Para ilustrar bem, com exemplos de empresas que operam com a metodologia de receita recorrente, podemos citar os clubes de assinaturas, serviços de música ou filmes, como Spotify ou Netflix, TV por assinatura e outros.

Esse modelo de negócios tem crescido cada dia mais, pois além de ter a receita recorrente também é um processo escalável, onde as possibilidades de aumento da receita são consideráveis e positivas.

Como funciona ?

Para entender melhor essa metodologia, vamos falar de como ela funciona na prática. O primeiro aspecto a citar é o tipo de negócio que gera receita recorrente e , como já falamos no início desse artigo,  são as empresas que oferecem serviços recorrentes, como assinaturas de tv, serviços de músicas, filmes, academias, enfim, todo negócio onde é possível gerar um contrato de prestação de serviços continuados.

A partir disso, é preciso elaborar os contratos com base em períodos pré-determinados, sendo de 3 meses a um ano. Com isso, após os contratos fechados, aquela receita já é contabilizada como recorrente.

Nem todo negócio pode adotar a receita recorrente, e em outros pode, mas com dificuldade. O exemplo disso é  o comércio, que para fidelizar completamente o cliente precisa muita criatividade. Uma boa opção é usar programas de fidelidade, gerando interesse do consumo frequente em troca de alguma vantagem.

Vantagens  em adotar essa metodologia

Adotar o  modelo de receita recorrente mensal , em sua empresa, pode trazer diversas vantagens. Segue  um resumo delas para auxiliar na sua avaliação:

1. Receita previsível

Uma das grandes vantagens da receita recorrente é o fato dela permitir a previsão de faturamento mensal, semestral e anual. Dessa forma é possível  fazer todos os planejamentos financeiros com mais eficiência e eficácia.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Sempre é vantajoso, para o gestor, saber exatamente seu faturamento. A inconstância nesse aspecto é um desafio a mais para qualquer negócio, principalmente em função da instabilidade econômica.

2.  Menos inadimplência

Em função da forma de pagamento através de  cobrança automática, já acordado na assinatura do contrato, onde em geral é feito através de uso do cartão de crédito ou débito automático em conta corrente, o grau de inadimplência diminui consideravelmente.  Isso acontece porque, caso o cliente não pague o fornecimento do serviço contratado será cortado.  Ou seja, a inadimplência até acontece, mas em recorrência muito menor.

3. Facilidade na captação de cliente

Nesse modelo de negócio é mais fácil captar clientes uma vez que os planos de vendas já são testados e comprovados por outros clientes, ou seja, já existe credibilidade pré-aprovada.

4. Fidelização do cliente

A fidelização ou retenção do cliente acontece com mais facilidade, uma vez que a renovação do contrato pode ser automática, onde o cliente precisa solicitar o cancelamento do contrato caso não queira mais e não o contrário, solicitar a renovação. E caso aconteça um pedido de cancelamento, a empresa tem a oportunidade de oferecer vantagens para não perder o cliente.

5. Potencial de crescimento

Em geral, esse modelo de receita recorrente se aplica a negócios que são escaláveis e com forte potencial de crescimento, uma vez que seus gestores possuem condições de avaliar processos, melhorar a entrega e expandir, sem ter que aumentar necessariamente o investimento, visto que a estrutura já está toda montada.

6. Garantias de Faturamento

Esse modelo de negócio facilita bastante, ao empresário, conseguir linha de crédito junto aos bancos e financeiras, visto que a receita recorrente é garantia de faturamento e comprovação de renda.

Para finalizar, em tempos de incerteza empreender no atual momento, vale buscar um tipo de negócio que seja compatível com a receita recorrente. Busque a consultoria de um bom contador para receber todas as orientações necessárias.

Original de Facilite

Imagem: Facilite Tecnologia Contábil
Imagem: Facilite Tecnologia Contábil