Buscar formas de reciclar os objetos de dentro de casa é uma atitude essencial. Isso diz respeito tanto ao fato de inovar os objetos quanto descartar devidamente aqueles que você não precisa mais.

Diversos materiais que são jogados fora podem ter utilidades jamais pensadas. Com certa criatividade, é possível transformar objetos destinados ao lixo em mobiliário e decoração.

Sem contar que, além do devido descarte do vidro que temos em casa, em garrafas e frascos ou do plástico como pote ou embalagem a vácuo, devemos dar a devida atenção para a reciclagem de eletrônicos também!

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que aprenda como objetos reciclados podem contribuir com a sua decoração e para o mundo de modo geral. Confira!

Preservação do meio ambiente

Antes de qualquer coisa devemos ressaltar a maior importância da reciclagem. É fato que objetos simples podem influenciar na decoração, mas o motivo principal é a preservação do meio ambiente.

Essas atitudes de conservação melhoram a qualidade de vida e reduzem a poluição do solo, água e ar. Para isso, na reciclagem podem ser aproveitados os seguintes produtos:

Vidro, plástico, papel e vidro

Potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro; potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens plásticas e sacolas de supermercado, por exemplo.

Jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel; latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre e o próprio alumínio.

A importância da reciclagem de eletrônicos

Paralelo ao avanço diário da tecnologia uma nova demanda de produtos em grande volume a serem descartados surgiu; os componentes eletrônicos. E conforme novos itens são desenvolvidos ao longo do tempo, a quantidade produzida também cresce.

Conhecido também como e-lixo, o lixo eletrônico é a definição para todo tipo de resíduo que é produzido com o descarte de produtos e equipamentos eletrônicos. Isso diz respeito aos computadores e suas peças, aparelhos celulares, impressoras e etc.

O serviço é feito por profissionais que, além de habilidade, possuem as ferramentas necessárias para manipular os componentes, além de uniformes profissionais especializados para que protejam sua saúde ao mesmo tempo que não causem impacto ao meio ambiente.

Utilize itens reciclados como parte da decoração

Agora que destacamos a principal função da reciclagem e apontamos alguns objetos que fazem parte desse processo, é hora de falarmos a respeito do principal tópico deste conteúdo; a decoração com objetos reciclados.

Decorar é algo importante em toda casa. Principalmente por ser uma forma de externar a essência dos moradores nos móveis, seja por meio de pequenos objetos como um porta-retrato, painel de led, quadro e etc.

Porém, se você busca formas de decorar reciclando e economizando dinheiro, saiba que com um pouco de criatividade é possível criar diversos novos itens para a sua decoração. Confira alguns objetos fáceis de encontrar e como podem ser aproveitados:

Vasos e copos feitos com garrafa

Com garrafas de plástico e vidro é possível criar vasos para a decoração da sua casa. Para isso, basta cortar a garrafa ao meio e moldar a borda da forma que preferir.

Para o vidro, é possível cortar a garrafa ao meio com uma técnica bem simples: molhe um barbante com álcool e amarre a garrafa antes de colocar um balde com água fria por baixo. Depois, ligue o isqueiro e passe no barbante.

Em seguida vire a garrafa várias vezes em movimento circular. Depois de um certo tempo, coloque a garrafa na água fria para assim, separar as duas partes.

Poltrona de pneu

Diversos pneus são descartados todos os dias ao redor do mundo. Por essa grande quantidade, esse tipo de material não falta para ser reaproveitado.

Então, por que não usar esse objeto para fazer um banco ou sofá? Tudo o que precisamos é um tecido bonito para servir de forro e um pouco de criatividade.

Adicionando pernas de madeira e algo resistente para o centro é possível construir poltronas e mesas excelentes para a região externa, como varanda, jardim, deck de madeira ou quintal. É um objeto reciclado que pode mudar muito a decoração da sua casa.

Reaproveite os objetos da sua casa para decoração

Como vimos ao longo deste conteúdo demos algumas dicas da importância da reciclagem e como certos objetos podem ser usados para a decoração da sua casa. O que achou?

Reciclando garrafas de plástico ou vidro, pneus e outros objetos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente é possível deixar sua casa mais bonita. Além disso, e reciclagem de eletrônicos é uma nova preocupação grande, e todos devem aderir.

Com um pouco de criatividade e tempo, esses objetos que antes seriam descartados no lixo comum podem se tornar excelentes itens de decoração para a sua casa, se mostrando uma alternativa prática, econômica e sustentável.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.