Recof e Recof-Sped: prazo é estendido pela Receita Federal

0

O prazo de aplicação da redução do percentual de exportação, bem como, o período de vigência do Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial  (Recof e do Recof-Sped), foi estendido pela Instrução Normativa n° 2.019. 

A medida, que tem como objetivo a manutenção da habilitação dos beneficiários dos regimes Recof e Recof-Sped, foi tomada em consequência dos efeitos da pandemia, que se estendem até o presente momento. 

Desta maneira, ficou estabelecido o acréscimo de um ano no prazo de permanência destes regimes, condicionado às mercadorias que neles ingressarem até o dia 31 de dezembro de 2021.

Mudanças

Além do prazo, também foi feita a redução de 50% no percentual de exportação para os períodos de apuração dos regimes encerrados entre 1º de maio de 2020 e 30 de abril de 2022 também será mantida.

A mudança altera a Instrução Normativa RFB nº 1.960, de 16 de junho de 2020, que estabelece medidas para redução dos impactos econômicos decorrentes da doença pelo coronavírus. 

Recof e do Recof-Sped

O Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (Recof) e o Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado do Sistema Público de Escrituração Digital (Recof-Sped), permitem à empresa beneficiária importar ou adquirir no mercado interno, com suspensão do pagamento de tributos federais e, em alguns casos, estaduais, mercadorias a serem submetidas a operações de industrialização de produtos destinados à exportação ou ao mercado interno. 

Designed by @dropbotdean / freepik
Designed by @dropbotdean / freepik

É também permitido que parte da mercadoria admitida no regime, no estado em que foi importada ou depois de submetida a processo de industrialização, seja despachada para consumo.

A mercadoria, no estado em que foi importada, poderá também ser exportada, reexportada ou destruída. Ambos os regimes têm seu fundamento legal no artigo 93 do Decreto-Lei nº 37/1966, nas leis nº. 10.833/2003 e  nº. 10.865/2004.

Desta forma, o Recof-Sped oferece maior simplificação, facilidade de ingresso e redução de custos de implementação e manutenção do regime, quando comparado com o Recof tradicional.

Escrituração

Através do Recof-Sped, basta que a empresa realize os devidos registros nos seus livros contábeis digitais. São eles:

  • EFD ICMS/IPI, 
  • Escrituração Fiscal Digital do Sped,

A entrega destes já faz parte das atuais obrigações das empresas, assim, a empresa deverá preencher também o bloco K da EFD, correspondente aos controles de produção e de estoque.

À exceção da opção pelo sistema de controle ou da entrega do bloco K da EFD, os demais requisitos de habilitação e de manutenção dos regimes são idênticos. 

Vantagem 

A sua principal vantagem está relacionada à simplificação de procedimentos e redução do custo de implementação e manutenção do regime.

Antes, era necessário que a empresa adquirisse, instalasse e homologasse um sistema informatizado que efetuaria todo o controle do cumprimento do regime, incorrendo em custos elevados. 

Nesta modalidade, basta que a empresa realize os devidos registros nos seus livros contábeis digitais (Sistema Público de Escrituração Digital – Sped), o que não representa um custo adicional, visto que já faz parte das obrigações normais dessas empresas. 

Para utilização do Recof-Sped, é preciso solicitar previamente uma habilitação à Receita Federal.

Os formulários e procedimentos para habilitação serão divulgados em até 90 dias do lançamento do regime, com o objetivo de permitir que as empresas comecem rapidamente a se beneficiar do Recof-Sped. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda